Vale do Taquari aguarda a chama olímpica

Revezamento da Tocha

Vale do Taquari aguarda a chama olímpica

Considerada um símbolo de união e paz, a tocha vai estar no Vale do Taquari por cerca de três horas nesta terça-feira de manhã. Será conduzida por 27 pessoas de Encantado e Lajeado pelas principais ruas das cidades.

Vale do Taquari aguarda a chama olímpica
Vale do Taquari

A tocha dos Jogos Olímpicos do Rio/2016 está mais próxima do Vale do Taquari. Neste domingo, o símbolo da união e paz adentra o estado pela BR-153, em Erechim. Nesta terça-feira de manhã, ela estará na região durante cerca de três horas.

Em Encantado e Lajeado, a tocha será conduzida por 27 pessoas. São atletas, incentivadores do esporte, alunos e escolhidos pelos patrocinadores do revezamento – Coca-Cola, Nissan e Bradesco.

O evento deve reunir milhares de pessoas. Apenas na programação encantadense, foram confirmados em torno de 1,5 mil moradores das cidades da região alta do Vale. As administrações municipais interrompem ruas centrais e programam mudanças no trânsito durante as atividades.

Em paralelo à programação oficial, a administração de Cruzeiro do Sul se mobilizou para acompanhar a passagem da chama olímpica pela ERS-130. Mais de mil pessoas devem participar do evento a partir do meio-dia.

Ainda na terça-feira, o revezamento passa por Santa Cruz do Sul e Santa Maria. O comboio da tocha olímpica conta com 20 veículos, entre carros e caminhões. Ela é guarnecida por 66 agentes da Força Nacional, que desfila ao lado dos condutores.

Revezamento no RS

O primeiro condutor da tocha em terras gaúchas será o ex-goleiro e ex-coordenador da CBF, Gilmar Rinaldi. Ao total, 617 pessoas foram indicadas para levá-la nas 28 cidades do RS.

O revezamento pelas cidades pode durar de 25 minutos a quatro horas – caso da capital Porto Alegre. Em São Miguel das Missões, no sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo, haverá a Photo Oportunity. A chama olímpica será fotografada no ponto turístico e essa será a imagem gaúcha do revezamento para o mundo.

No dia 9, a tocha se despede do RS, em Torres, depois de ficar uma semana no estado. A chegada ao Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos, está programada para o dia 5 de agosto.

Durante o revezamento, a chama percorrerá dez mil quilômetros aéreos e 20 mil quilômetros terrestres. Passará pelas mãos de 12 mil condutores, durante 95 dias, de Olímpia ao Maracanã.

17_AHORAEncantado

Dez condutores vão levar a tocha em Encantado. A programação inicia às 9h (44 minutos antes da chama olímpica chegar no município) com a distribuição de viseiras e organização do público.

A chegada do comboio Esquenta, com os veículos dos patrocinadores Bradesco, Coca-Cola e Nissan, inicia às 9h39min na rua Padre Anchieta, esquina com a rua Olívio Dalpasquale, pelos alunos do Escola Monsenhor Scalabrini: Emily Nicole Gebing Pinheiro, Júlia Martini Dalmoro e Larissa Klunck Veronese.

O roteiro segue pela Padre Anchieta até a rua Duque de Caxias, na esquina do Bradesco. Sobe até a rua Barão do Rio Branco, onde segue pela rua Júlio de Castilhos até o Hospital Beneficente Santa Terezinha. Passa pela rua Coronel Sobral e sobe a rua Monsenhor Scalabrini até a Praça da Bandeira.

No local haverá celebração com apresentação da Orquestra Municipal, do tenor mirim Vitor Delazeri Fernandes, entrega dos certificados do concurso de redação Educa RS e atividade física com aula de ginástica. A Apae comercializa lanches e bebidas. Se o tempo colaborar, paramotores enfeitam o céu de Encantado.

[bloco 1]

Trânsito

Para realizar o evento com menor impacto possível na circulação urbana, serão realizadas alterações no trânsito. As ruas no trajeto estarão interrompidas. No sentido bairro Santo Antão/Planalto ao centro, quem vem pela rua Júlio de Castilhos pode utilizar a rua Treze de Maio.

Pela rua João Sana, entrar na Vila Moça ou na rua Treze de Maio e utilizar a rua Sete Irmãos. Quem vem no sentido bairro Santa Clara ao centro poderá utilizar a Padre Anchieta até a rua Bortolo Secchi, pegar a rua Bahia em direção à região do hospital.

LAJEADO MAPALajeado

A partir das 9h, começa a programação lajeadense do revezamento da tocha. Ocorre na concha acústica do Parque Processor Theobaldo Dick com apresentações do Coral Conviver, Apae Lajeado, equipes de ginástica da Univates, premiação do concurso de redações das escolas, Apae Teutônia e Mato Leitão Gauchesca.

A chama olímpica chega a Lajeado às 10h53min. Cada um dos 17 condutores percorre 200 metros com a tocha. A caminhada começa na avenida Senador Alberto Pasqualini (entrada pela BR-386).

Segue pela contramão na Júlio de Castilhos até a esquina com a rua Saldanha Marinho. Entra na Benjamin Constant e faz a volta pela Praça do Chafariz e Praça da Matriz até chegar à rua Bento Rosa. Volta para a Júlio de Castilhos e segue a rua Santos Filho, onde se desloca até o Parque dos Dick.

Quando a chama olímpica chegar no local, deverá estar ocorrendo uma apresentação da Oclaje. A tocha ficará 15 minutos na concha acústica. No período, apresentações representam as etnias da cidade: alemã, italiana, afro, indígena e gaúcha. Programação finaliza por volta das 12h5min com a Orquestra do Gustavo Adolfo.

[bloco 2]

Trânsito

O estacionamento de veículos estará proibido das 6h às 11h45min nas ruas por onde a tocha passará e no Parque dos Dick. Conforme a administração municipal, 35 fiscais de Trânsito e a Brigada Militar orientam a circulação de veículos.

Acompanhe
nossas
redes sociais