O diretório do Partido Progressista (PP) apresentou nessa segunda-feira os pré-candidatos para as eleições de outubro. O Ex-vereador Gustavo Kasper vai encabeçar a chapa de oposição.
Lúcio Bersch (PP) foi o escolhido para ser o pré-candidato a vice. Em 2012, ele chegou a disputar as eleições majoritárias pelo PV, fazendo 1.449 votos (10,5%). “Lúcio já participou do partido (PP) e sempre foi bem-visto. Com a extinção do PV, convidamos para fazer parte da chapa”, diz Kasper.
Em 2012, Kasper participou do pleito municipal como vice-prefeito de Danilo Bruxel (PP). A chapa fez 40,9% dos votos, quase 8% a menos que o vencedor e reeleito Sidnei Eckert (PMDB). Para este ano, o candidato do PP mostra confiança.
Para concorrer aos cargos de vereador, o PP fará uma aliança com o PRB. Dos 22 candidatos possíveis, 19 estão definidos, informa Kasper.
Situação estuda opções
Presidente do PMDB, Marcelo Schneider confirma a indefinição quanto aos pré-candidatos na chapa situacionista. “Estamos conversando ainda com os partidos para ver quem será escolhido”. Além do PMDB, a coligação é formada por PT, PTB e DEM.
Nos bastidores, Klaus Schnack (PMDB) aparece como um dos nomes favoritos. Ele é o atual coordenador de Secretarias e foi o vice-prefeito de Eckert no mandato de 2008/2012.
Outras possíveis escolhas da situação são o ex-secretário da Indústria e Comércio Betinho Dalpian (PMDB), a secretária de Educação Eluise Hammes (PT), a vereadora Adiles Meyer (PMDB), o presidente da câmara Paulinho Volk (PT) e o vice-prefeito Áurio Scherer (PT).
Incógnita no PDT
Uma das possíveis mudanças nas eleições 2016 é a saída do PDT da chapa opositora. “Tivemos uma reunião no começo do ano e mostramos nosso interesse em renovar a coligação. Entretanto, não tivemos mais retorno”, relata Kasper.
Com o possível rompimento, o PDT deve integrar a chapa situacionista. Schneider confirma as negociações entre os partidos, mas destaca que “não há definição”. A redação do A Hora tentou contato com o presidente do PDT arroio-meense, Paulo Backes, sem sucesso.