Conscientização foi a palavra que norteou a sessão do Legislativo realizada na quarta-feira passada. Mauro Heinen (PMDB) falou do pedido feito por ele que propõe uma reunião com a direção da Calçados Beira Rio visando um trabalho de orientação com os funcionários para organizar melhor a saída deles da empresa. Segundo o vereador, muitos dos trabalhadores utilizam perigosamente a via de rolagem dos automóveis, colocando suas vidas e a de outros em perigo.
Heinen também pediu uma maior conscientização da comunidade para que os resíduos domésticos e restos de construção sejam descartados de forma mais adequada. “O que me entristece como cidadão é ver nossas lixeiras abarrotadas e com materiais que não deveriam ser depositados lá. Num município tão organizado quanto o nosso, ainda tem casos em que restos de construção, sofás, tábuas e móveis antigos são largados ao lado das lixeiras”. Sugeriu que cada cidadão ajude a fiscalizar, pois morar numa cidade limpa e organizada é interesse de toda a população.
Outro assunto abordado pelo vereador foi a reunião do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) realizada em Santa Clara do Sul, na semana passada. Conforme ele, foram apresentados índices e números relacionados a várias áreas do município. O objetivo foi traçar um planejamento estratégico para os próximos 15 anos. “O Codevat quer identificar as demandas de cada município da região para, de fato, ter um levantamento criterioso do que as cidades necessitam.”
Cuidados com animais
Gilmar Hermes (PTB) debateu o pedido feito por ele para que a Vigilância Sanitária e a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente reforcem as orientações e os cuidados às pessoas que optam em ter algum animal de estimação, sobretudo, no centro.
Segundo o vereador, os donos devem se responsabilizar por seus animais, os quais precisam de cuidados especiais e constantes, evitando que fiquem soltos ou abandonados pelas ruas e causem perigos diversos às pessoas, além de sujeira e transtornos no trânsito.
Hermes sugeriu às pessoas que encontram algum animal abandonado que procurem a Vigilância Sanitária e a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente para fazer o devido encaminhamento. “Muito triste ver um cachorro abandonado”. Para tanto, ressalta que a castração é uma alternativa para evitar a superpopulação de animais.
Conforme o petebista, estudos evidenciam que a convivência com animais de estimação deixa as crianças mais tranquilas. Ainda observou que maltratar animais é crime, com possibilidade de multa e prisão. “Porém, muitas vezes, se exagera nos cuidados com animais, enquanto tem crianças passando fome. O ser humano precisa estar em primeiro lugar.”
Helena Herrmann (PMDB) disse que o Papa Francisco tem feito um pedido especial para que a população mundial não dê atenção maior aos animais do que às próprias pessoas. Também lamentou que alguns indivíduos de fora de Santa Clara do Sul estejam abandonando cachorros no município.
Márcio Haas (PTB) reforçou a opinião da colega, ressaltando que é preciso mais carinho entre as pessoas.