Peça Macbeth lota o Teatro da Univates

Lajeado

Peça Macbeth lota o Teatro da Univates

Artistas elogiam presença do público e acomodações do complexo da universidade

Peça Macbeth lota o Teatro da Univates
Lajeado

A peça Macbeth repetiu em Lajeado o sucesso obtido nas cidades por onde passou. A obra foi encenada nesse domingo, no Teatro da Univates. Por cerca de duas horas, o público acompanhou a ascensão e queda do general escocês interpretado por Thiago Lacerda.

O texto do dramaturgo inglês William Shakespeare cativou os espectadores, como a administradora Gabrielle Gomes Silva. Pela primeira vez, ela viu uma peça teatral e se mostrou impressionada. “Li o livro para ter uma base melhor. Achei incrível, uma experiência única e nova, os atores estavam perfeitos.”

Mesmo com o texto tendo mais de quatro séculos, Gabrielle identifica a atualidade da obra. “A história, o tema da ambição está presente nos dias de hoje. Por isso ainda faz sucesso.”

A comerciante Erci Piccinini faz a mesma relação entre a época em que a peça foi escrita e a atualidade. “O texto é atual, porque essa corrupção e essa ganância pode ser vista nos dias de hoje.”

Erci ressalta ainda a relevância da vinda de espetáculos como Macbeth para a região. “É muito importante para a comunidade. Ela (peça) é um instrumento para adquirir conhecimento.”

Antes de assistir pela primeira vez a uma peça de teatro, Gabrielle foi atrás do livro que dá origem à encenação

Antes de assistir pela primeira vez a uma peça de teatro, Gabrielle foi atrás do livro que dá origem à encenação

Elenco elogia público e palco

A relação entre a plateia e elenco foi comemorada pelos atores. Luisa Thiré, que deu vida à Lady Macbeth, comemorou a interação com os espectadores. “Nesse espetáculo a gente sente aquele silêncio mortal, as pessoas nem piscam, notamos que o público está prestando atenção.”

Luisa destaca a direção como fundamental para interpretar uma das principais personagens do teatro mundial. “É um desafio muito grande fazer esse espetáculo, mas fomos tão bem conduzidos pelo Ron Daniels, que sempre dizia confie no texto.”

Único gaúcho na trupe de atores, André Hendges teve a oportunidade de interpretar uma obra do dramaturgo inglês graças ao diretor Daniels. Em 2012, ele deu vida ao príncipe norueguês Fortinbrás na encenação de Hamlet.

Na avaliação de Hendges, o sucesso das peças é explicado pela capacidade do autor de ser atual. “O texto do Shakespeare é tão rico que a cada apresentação a gente descobre uma coisa nova, mesmo para quem repete isso sempre.”

Seguir investigando Shakespeare

Com Thiago Lacerda iniciando a gravação da nova novela global, Macbeth encerra no próximo mês a temporada. Mesmo assim, o ator já vislumbra a volta ao teatro. “Tenho vontade de seguir com esse projeto do repertório Shakespeare.”

Além de voltar aos palcos com a história do escocês, Lacerda projeta seguir a dobradinha com o diretor para a montagem de outras peças do dramaturgo. “Eu e o Ron temos vontade de continuar com outro espetáculo e continuar investigando a obra de Shakespeare.”

A relação com a plateia também foi ressaltada por Lacerda. “Foi lindo ver o teatro lotado para ver Shakespeare. O complexo merece um repertório contínuo de grandes espetáculos.”

O ator comemorou a atenção do público com o espetáculo. “Foi uma noite inesquecível para a nós. O elenco estava completamente maravilhado com a qualidade, atenção e inteligência da plateia.”

Acompanhe
nossas
redes sociais