Foi sepultado ontem à tarde o corpo do coordenador afastado da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Vitor Hugo Gehardt. Ele morreu no domingo à tarde, aos 43 anos. A mãe de Gerhardt encontrou o corpo no banheiro de casa por volta das 13h. Ele chegou a ser encaminhado ao Hospital Bruno Born (HBB), mas, segundo a Polícia Civil, chegou ao local já sem vida.
Na semana passada, o ex-coordenador foi citado nas investigações da Operação Gota D’Água. A ação apontou irregularidades na venda de água da Mineração Campo Branco Ltda. Segundo o Ministério Público (MP), Gerhardt deixou de cumprir o papel de fiscalizador sanitário por não interditar as instalações da empresa após uma série de irregularidades. Logo após a citação no inquérito, ele foi afastado da coordenação da CRS.
Confiante na defesa
A defesa estava sendo preparada pela advogada Fernanda Goerck, amiga do ex-coordenador desde 2008. Segundo ela, Gerhardt estava confiante em relação à defesa, mas muito abalado por ver seu nome envolvido com o crime. A advogada encontrou com ele na sexta-feira passada, e percebeu sinais evidentes de estresse no corpo. “Ele tinha manchas no corpo, típicas de cardíacos.”
De acordo com Fernanda, a defesa tentaria mostrar a responsabilidade do município de Progresso para multar a empresa. A estratégia traçada era de mostrar que Gerhardt não tinha poderes para punir os empresários.
Preocupação com a filha
De acordo com os amigos, a principal preocupação de Gerhardt nos últimos dias era provar inocência para a família. Em uma mensagem trocada via WhatsApp com um amigo, o ex-coordenador demonstrou apreensão especial com a filha adolescente, que vive em Teutônia. “Preciso provar minha inocência para minha filha”, afirmou Gerhardt na mensagem.
Paixão por futebol e política
Formado em Jornalismo, Gerhardt participava da política, sempre atuando nos bastidores. Com carreira feita no PSDB, PSD e no PMDB, em 2012, se candidatou a vereador em Lajeado. Recebeu 503 votos.
A paixão pela política dividia espaço com o futebol. Durante a juventude, Gerhardt jogou como goleiro em diversos times de futebol amador de Lajeado. Hoje, participava do campeonato de veteranos do CTC.
Investigações
A Polícia Civil trabalha com duas possibilidades para a morte: infarto ou suicídio. O caso está sob a responsabilidade do delegado Juliano Stobbe, que deve receber nos próximos dias o resultado da necropsia.