Fundado em 1942, o Grêmio Esportivo Catarinense, de Linha Catarina, nunca havia vencido um campeonato municipal na categoria titular do amador de Teutônia. O time repete o feito do Esperança e conquista em sequência o municipal e a Supercopa da Associação de Clubes Amadores de Teutônia (Acat).
No campo do Gaúcho, bairro Teutônia, Catarinense e Ecas, de Imigrante, decidiram o título da Supercopa da Acat – Copa Erni Stapenhorst. O jogo começou com a agremiação de Teutônia melhor. Aos 15 minutos, a bola bateu na mão do zagueiro do Ecas dentro da área. Dani bateu o pênalti e abriu o placar. Após o gol, o Ecas dominou a partida e o Catarinense apenas saía nos contra-ataques.
Na segunda etapa, o Ecas seguiu pressionando. Aos 2 minutos, Felipe Spellmeier aproveitou rebote do goleiro Júnior Hagemann e chutou forte, mas a bola bateu nas traves e saiu. Aos 13 minutos, após um contra-ataque, Raul girou em cima de Amarelo e chutou no canto do goleiro Fausto, ampliando a vantagem do Catarinense.
Três minutos depois, Ricardo Zucchi descontou para o Ecas, após receber passe dentro da pequena área. Aos 25 minutos, o Ecas perdeu grande chance de empatar. Após troca de passes, Felipe Spellmeier ficou cara a cara com o goleiro Júnior, que fez excelente defesa. O Catarinense teve duas chances de ampliar a vantagem, mas desperdiçou. Mesmo assim, foi o vencedor.
Ecas conquista o bi
Atual campeão da Supercopa, o Ecas venceu novamente a competição pela categoria aspirante. Rafael dos Santos, o “Pantera”, abriu o placar para o Atlético Gaúcho, aos 9 minutos da primeira etapa. Aos 12 minutos, Guto Hassmann empatou. Na segunda etapa, as duas equipes tiveram chance de marcar, mas pararam nos goleiros.
Com o empate, a decisão foi para os pênaltis. Nas cobranças, o Ecas venceu por 5 a 4. Glauco, Mateus, Gabriel, Werner e Guto converteram para o Ecas. Minhoca errou a batida. Para o Atlético Gaúcho, Fernando, Jacson, Maicon e Cleomar marcararam. Rafaeel e Maquito erraram as cobranças.
Melhores de Teutônia
Após as finais, a Acat premiou os destaques (veja box) do municipal de Teutônia. A cerimônia ocorreu na sede do Gaúcho.
Destaques
Titular
Campeão: Catarinense
Vice-campeão: União
Disciplina: Catarinense
Goleador: Alex de Andrade (Juventude)
Goleiro menos vazado: Junior Haggeman (Catarinense)
Treinadores destaques: Almir Horst (Catarinense) e Leonir Fumagalli (União)
Aspirante
Campeão: Atlético Gaúcho
Vice-campeão: Juventude
Disciplina: Avante
Goleador: Jacson da Rosa (Atlético Gaúcho)
Goleiros menos vazados: Arilson Lopes e Willian Feih (Avante)
Treinadores destaques: Cristian Schulte (Atlético Gaúcho) e Edio Petry (Juventude)