O domingo foi de festa na comunidade de São Bento. Após quatro anos, o Esporte Clube Canarinho voltou a se sagrar campeão municipal de Cruzeiro do Sul ao vencer o Bom Fim por 3 a 1 na final da Copa Prefeito José Manoel Ruschel.
Centenas de torcedores acompanharam o confronto no campo de São Bento. Aos 5 minutos, Vagner da Silva abriu o placar para o Canarinho em cobrança de falta. O Bom Fim esboçou uma reação e empatou dez minutos depois, com Roque Backes.
Os dois gols que deram o título ao Canarinho foram anotados na etapa complementar. Aos 20 minutos, Everton Weiler chutou de longe e marcou o segundo da equipe. Nos acréscimos, George de Andrade sacramentou a vitória ao anotar o terceiro.
“Sempre entramos na competição para ganhar, mas foi uma surpresa esse título,” conta o presidente Milton Weiler. Para ele, a união da equipe foi fundamental para a conquista. “Tivemos pouco investimento. Literalmente a união fez a força.”
Na campanha vitoriosa, o time de São Bento ganhou cinco jogos, empatou três e perdeu dois – aproveitamento de 60%. Esse foi o quinto título conquistado pelo Canarinho em Cruzeiro do Sul. A agremiação já havia se tornado campeã em 1996, 1998, 2005 e 2014.
Durante a final da competição, a Apae realizou um pedágio solidário. A ação angariou R$ 4.437,65 à entidade cruzeirense.
[bloco 1]
XV de Novembro é tetra no veterano
Dois anos depois, a história se repete. Nos pênaltis, o XV de Novembro derrotou o Canarinho e conseguiu o quarto título veterano. Os outros foram conquistados em 1999, 2000 e 2014 – nesse último ano o XV de Novembro também havia desbancado o Canarinho nas penalidades.
Na campanha vitoriosa de 2016, o XV de Novembro registrou seis vitórias, três empates e uma derrota: aproveitamento de 70%.
Contra o Canarinho, na decisão, a equipe venceu o primeiro jogo por 1 a 0. Na partida de domingo, foi surpreendida pelo adversário e perdeu por 3 a 0 – gols marcados por Ricardo Nonnemmacher, Joaquim Weiler e Jair Schmidtt.
A decisão foi às penalidades. Na etapa, brilhou a estrela do goleiro Paulo Alexandre Mallmann, o “Xande”. Ele defendeu os chutes de Rui Horn e Evandro Dessoy e garantiu a vitória por 4 a 3.
As cobranças do XV de Novembro foram convertidas por Marcos Marmitt, Daniel, Jairo Primaz e Everton de Souza.
Técnico campeão, Alexandre Pressler aponta o fortalecimento do plantel e o entrosamento como principais fatores para a conquista do título. “Fizemos um grupo unido e forte. O resultado está aí.”
Galeria de fotos
Canarinho comemora na sub-20
Um empate em 0 a 0 contra o XV de Novembro, no domingo, deu o título da categoria sub-20 ao Canarinho. No primeiro confronto da final – no dia 19 – as equipes haviam empatado em 1 a 1.
Canarinho comemorou o título por ter a melhor campanha. A equipe de São Bento venceu seis partidas, empatou duas e perdeu duas – aproveitamento de 66%.
Conforme o técnico Ademir Persch, o título é fruto de um trabalho de três anos. “Fomos montando o plantel aos poucos. No ano passado, não tínhamos quase reservas. Neste ano estávamos com uma equipe parelha.”
O plantel campeão é formado por: Leandro Lottermann, Cleber Spindula, Ivanoé Getems, Daniel Marder, Bruno Persch, Juninho Feil, Henrique Mallmann, Luan dos Santos, Geovani Scheibel, Brendon Persch, Jardel Seibel, Jeferson Richter, Nesler Scherer, Rodrigo Persch, Guilherme Haas, Eduardo Wizemann, Alex Fick, Leandro Oleinczak, Tiago Persch, Felipe Ulsenheimer e Cristian da Rocha.