Reunião entre dirigentes e Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata) definiu detalhes do Campeonato Regional – Copa Certel/Sicredi. Na quinta-feira à noite, 27 clubes de 16 municípios confirmaram presença nas categorias aspirante e titular. No encontro, realizado em Lajeado, foram definidas fórmula de disputa, sorteio dos grupos, critérios de desempate, calendário e arbitragem.
Os clubes foram divididos em quatro chaves. Três terão sete times e uma, seis. Os 24 melhores colocados se classificam para a próxima fase. O mata-mata será em ranqueamento. O 1º colocado na geral pega o 24º e assim por diante. A fórmula continua nas oitavas de final em diante.
Presidente da Aslivata, Volnei Kochhann ressaltou que a competição a cada ano ganha em qualidade. “Vamos valorizar e aplaudir quem acreditou no campeonato.” Em um comparativo, 18 participantes de 2015 ficaram de fora neste ano. A falta mais sentida foi do União Carneiros – equipe vice-campeã e detentora do título de 2014.
O lado positivo é a primeira participação de cinco equipes. É o caso do Monterrey, de Venâncio Aires, Rudibar, de Bom Retiro do Sul, Clube Atlético Navegantes, de Encantado, Imigrantes, de Estrela, e Saídera, de Teutônia.
Campeões regionais ficam de fora
Em 31 edições do campeonato regional, 18 clubes levantaram a taça de campeão. Desses, apenas sete disputam neste ano: Forquetense e Rui Barbosa, Arroio do Meio, União Campestre e São Cristóvão, de Lajeado, Riograndense, de Imigrante, Brasil, de Marques de Souza, e 25 de Julho, de Cruzeiro do Sul. Tricampeão regional, Gaúcho, de Teutônia ficou de fora. Os outros campeões que não participam desta edição são Esperança, de Arroio do Meio, Cruzeiro e Juventude, de Venâncio Aires, Alto da Bronze e Brasil, de Estrela, Águia Azul, de Fazenda Vilanova, Canabarrense e Esperança, de Teutônia, União Santo André e União Carneiros, de Lajeado.
Campeonato de veteranos
A competição ocorrerá paralelamente nas categoria titular e aspirante. Na sexta-feira, 30, ocorre encontro final para definição de detalhes.
Chaves
Chave 1: Amigos, de Arroio do Meio; Ouro Verde, de Teutônia; Aimoré, de Estrela; Assespe, de Venâncio Aires; Riograndense, de Imigrante; 25 de Julho, de Cruzeiro do Sul; e 11 Amigos, de Poço das Antas.
Chave 2: Taquariense, de Taquari; Imigrantes, de Estrela; Fluminense, de Westfália; Rudibar, de Bom Retiro do Sul; Brasil, de Marques de Souza; Saídera, de Teutônia; e São Cristóvão, de Lajeado.
Chave 3: Forquetense, de Arroio do Meio; Monterrey, de Venâncio Aires; Ecas, de Imigrante; 7 de Setembro, de Capitão; Clube Atlético Navegantes, de Encantado; Juventude, de Brochier; e Arroio Alegrense, de Forquetinha.
Chave 4: Rui Barbosa, de Arroio do Meio; União Campestre, de Lajeado; Ribeirense, de Teutônia; Colorado, de Taquari; Juventude, de Westfália; e Canarinho, de Cruzeiro do Sul.