Frigorífico inicia abates na segunda-feira

Teutônia

Frigorífico inicia abates na segunda-feira

Planta industrial em Linha Clara Fundos ofertará até 130 vagas de emprego diretos

Frigorífico inicia abates na segunda-feira
Teutônia

A indústria de abates de bovinos instalada no município contribuirá para abertura de novas vagas de emprego e ampliará arrecadação de impostos. A Frigovale, instalada na localidade de Linha Clara Fundos, inicia atividades na segunda-feira. Desde fevereiro, a direção da empresa aguardava licença de operação por parte do Ministério da Agricultura e Serviços de Inspeção Federal (SIF).

Com o documento, a empresa projeta abate de 60 animais por hora, chegando a 400 por dia. Serão preparados cortes de carne, carcaça e miúdos para mercado interno. Além disso, a Frigovale tem certificado para exportação aos mercados europeu e norte-americano podendo chegar ao faturamento bruto de R$ 700 mil por dia.

Em primeiro momento, serão contratados 65 funcionários que passarão por treinamento de 20 dias na sede. A meta para atender a demanda de produção é contratar 130 profissionais da cidade. Em área de 7,8 hectares, foram construídos 6.750 metros quadrados para a indústria.

Logística favorável

Segundo o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, José Mirto Peter, a parceria com a empresa iniciou em 2014. A principal preocupação na época era encontrar facilidades para acelerar a instalação. Para isso, a Frigovale adquiriu propriedade que já estava licenciada pela Fepam, permitindo agilidade no processo ambiental. “Como já estava tudo regularizado, apenas destruíram o prédio que havia lá e reconstruíram dentro de padrão modelo nacional”.

Outro fator importante para o desenvolvimento da empresa na cidade é localização em cem quilômetros de diversos meios de transportes. Hoje, a principal ligação é com Porto Alegre, para onde pode ser enviada a carne e transportada até Rio Grande para exportação via navio.

As estradas que ligam à Serra Gaúcha também permitem que a produção seja escoada para o mercado interno. A esperança é da reabertura do Porto de Estrela e linha ferroviária para agilizar entregas e reduzir custos com logística.

Para Peter, a infraestrutura ofertada na cidade facilita o trabalho. A região é conhecida pela mão de obra especializada e abundante para o setor.

Acompanhe
nossas
redes sociais