Guarani desiste de disputar as semifinais

Amador de Lajeado

Guarani desiste de disputar as semifinais

Com o abandono, o Internacional será o adversário do União Carneiros na decisão dos titulares

Lajeado

O Esporte Clube Guarani, do bairro Igrejinha, anunciou no sábado a desistência de continuar na disputa do municipal de Lajeado – Copa Gastão Valandro. Com o abandono, o Internacional se classificou para a final, quando enfrenta o União Campestre, na categoria aspirante, e o União Carneiros, na titular. Hoje, a Liga Lajeadense de Futebol Amador (Lilafa) informa quando e onde ocorrem os jogos finais da competição.

Em nota divulgada para a imprensa e à Lilafa, o Guarani abriu mão de jogar os 12 minutos da partida marcada para esse domingo. No comunicado, o presidente Vitor Mallmann informa que não achou justa a decisão da Lilafa que determinou a continuação do jogo paralisado.

Mallmann alega que não foi cumprido o regulamento no qual consta em artigo as providências cabíveis, como, em caso de confusão generalizada, a equipe que causou o tumulto perder os pontos do jogo. “Não temos nada contra o Internacional, só queríamos que fosse cumprido o regulamento.” Ele acredita que é uma falta de consideração com as equipes o não cumprimento dos artigos colocados na regra. “Pedimos para que a Liga não venha a cumprir com seu regulamento.”

Presidente da Lilafa, Danrlei Christ informa que as punições foram decididas perante o que o árbitro relatou em súmula. Ele explica que se o árbitro tivesse relatado falta de segurança, ou invasão de campo, a decisão teria sido outra e a partida seria encerrada. “Ele colocou que não tinha mais condições de seguir por estar tonto, então, não posso prejudicar uma equipe que estaria com um jogador a mais, por isso, que decidimos em continuar o jogo.” Christ informa que a Junta Disciplinar da Lilafa julgará o abandono do Guarani.

O que diz o regulamento

Conforme Christ, o Guarani pode ser enquadrado em dois artigos do regulamento. De acordo com o Artigo 57º, quando um clube abandonar o campeonato em andamento, os pontos por ele conquistados continuarão valendo, sendo as partidas restantes vencidas pelos adversários por W.O., valendo o escore de um gol a zero (1 a 0).

Já o Artigo 58º diz que, quando uma associação desistir de disputar o campeonato em meio a seu andamento, será imediatamente punida com o afastamento de quaisquer competições pelo período de dois anos, sofrendo ainda multa administrativa de dez salários mínimos sem redução.

Acompanhe
nossas
redes sociais