A pouco menos de 30 dias do início do Regional, as competições municipais entram na reta decisiva. Das 12 realizadas neste ano no Vale do Taquari, seis já terminaram e duas conhecem os vencedores neste fim de semana – de Teutônia e Marques de Souza.
Em Teutônia, União, de Linha Germano, e Catarinense, de Linha Catarina, chegaram juntos pela primeira vez à decisão do amador na categoria titular. Na aspirante, Atlético Gaúcho, do Loteamento Oito, e Juventude, de Linha Franck, decidem o título. A partida ocorre no campo do Esperança, no bairro Languiru. Ingressos custam R$ 5. União e Atlético Gaúcho jogam pelo empate por terem vencido a partida de ida.
Depois de ganhar o jogo de ida por 4 a 1, o time de Linha Germano está a um empate de conquistar o inédito título municipal. Para a partida de volta, aposta no bom momento do meia-atacante Gui Oliveira, goleador da equipe com nove gol, dois a menos que o artilheiro da competição Alex de Andrade, do Juventude. O time marcou até o momento 38 gols e sofreu 22
Necessitando vencer o União para levar a decisão do título para os pênaltis, o Catarinense aposta no poder de reação dos jogadores. Nas semifinais, o time também perdeu o jogo de ida, mas na partida de volta se classificou nas penalidades. Até o momento, a equipe marcou 26 gols e sofreu 22. O destaque é o atacante Daniel Dill, autor de oito gols.
Pela categoria aspirante, o Atlético Gaúcho é favorito. Até o momento, o clube só perdeu um confronto. Marcou 37 gols e sofreu 12. Já o Juventude necessita vencer no tempo normal para levar a decisão às penalidades. A equipe tem uma campanha com cinco vitórias, quatro empates e quatro derrotas, marcou 33 gols e sofreu 26. Até o momento, os times se enfrentaram em três oportunidades, e o Atlético venceu em todas: 5 a 2, 2 a 1 e 1 a 0.
Marques de Souza
A comunidade de Picada Flor sedia a partida decisiva do municipal neste domingo a partir das 14h30min. Com a vantagem do empate no tempo normal e na prorrogação, o Ser Picada Flor aposta no mando de campo para voltar a comemorar o título. A última e única conquista do clube foi em 2000, quando derrotou o Bragantino na decisão.
Até o momento, a equipe venceu sete jogos, empatou dois e perdeu outros dois. Marcou 29 gols e sofreu oito. O destaque é Junior Simonetti, artilheiro do municipal com dez gols. Simonetti inclusive pode estar de volta neste domingo. O centroavante trata uma lesão e não atuou no primeiro jogo. Além dele, o time pode ter o retorno do zagueiro Luciano Brand e do volante Gildo Mallmann, o “Chita”.
O EC Juventude, de Linha Orlando, precisa vencer para conquistar o bicampeonato. Para a partida, o técnico Marcelo Stoll tem o desfalque do lateral-esquerdo Gustavo Gross, suspenso. O provável substituto é Léo Bruch, de 15 anos.
Até o momento, o Juventude venceu cinco partidas, empatou três e perdeu outras três. Marcou 11 gols e sofreu 12. Juventude e Ser Picada Flor se enfrentaram em três oportunidades, duas vitórias do Ser Picada Flor e um empate.
Galeria de fotos
Cruzeiro do Sul
As primeiras partidas da decisão da Copa Prefeito João Manoel Ruschel pelas categorias veterano, aspirante e titular ocorrem neste domingo em Bom Fim.
Pela veterano, o XV de Novembro, vencedor da edição 2014, enfrenta o Canarinho, atual campeão. O jogo inicia às 10h. XV e Canarinho voltam a se enfrentar às 14h, mas pela categoria aspirante. Dono da melhor campanha, o Canarinho joga por dois resultados iguais. A equipe venceu seis partidas e perdeu duas. Marcou 17 gols e sofreu nove. Brendon Persch, com cinco gols, é o artilheiro da equipe.
Já o XV de Novembro venceu cinco jogos, empatou quatro e perdeu um. Marcou 30 gols e sofreu dez. Pedro Silva e Willian Dutra da Silva são os artilheiros com seis gols cada.
Dono da casa, o Bom Fim joga por dois empates diante do Canarinho para ficar com o título municipal. Em oito partidas disputadas, o Bom Fim venceu cinco, empatou um e perdeu duas. Marcou 13 gols e sofreu sete. Roque Backes é o artilheiro do time com cinco gols marcados.
O Canarinho tem campanha parecida – venceu quatro jogos, empatou dois e perdeu outros dois. Marcou 14 gols e sofreu dez. No único encontro entre as equipes, o Canarinho venceu por 2 a 1.
[bloco 1]
Lajeado
Após ter a partida paralisada aos 33 minutos da segunda etapa, Guarani e Internacional voltam a campo neste domingo para disputar os 12 minutos restantes. O jogo inicia às 15h30min no campo do Guarani, no bairro Igrejinha. O jogo da volta será realizado no próximo domingo, em local a ser definido.
Para o treinador do Internacional Buia Couto, o que ocorreu na partida foi um ato isolado. “Acho que a partida não tinha de ser continuada por ter mais de 75% da partida, mas foi levado o caso para a junta disciplinar e decidiram assim, então vamos jogar.” Couto relata que em outro jogo do certame também houve arremesso de garrafas para dentro do campo, e a equipe não sofreu nenhum tipo de punição.
A diretoria do Guarani foi procurada e preferiu não se manifestar.
Bom Retiro do Sul
Neste fim de semana, o município conhece os finalistas. No centro, o Rudibar está a um empate de conquistar a vaga para a final nas duas categorias. Mesma situação do Palmeiras, que venceu a partida de ida e joga por um empate diante do Floriano. Floriano e Aecosajo necessitam vencer no tempo normal para levar a decisão da vaga para as penalidades.
Boqueirão do Leão
Neste domingo, a equipe do São Roque enfrenta o Esportivo pela categoria aspirante. Na titular, o Independente encara o Esportivo. Como ambos os jogos terminaram empatados, Independente e São Roque jogam por uma nova igualdade.