A programação da 15ª Feira do Livro conta com atrações de várias cidades da região e fora dela. Teatro de bonecos, de palco e apresentações musicais são alguns entretenimentos previstos nos três dias.
O evento ocorre de 7 a 9 de julho, no Clube Centro de Reservistas, com o tema “Leitor de ouro” em alusão às Olimpíadas do Rio de Janeiro. A patronesse será a escritora Marô Barbieri, que também é professora e contadora de histórias.
Marô se destaca pelas obras voltadas ao público infantil. Desde 2013, escreve livros com caráter infanto-juvenil e para adultos. A patronesse doou 150 exemplares de obras de autoria própria. O acervo abarca dez das 27 obras produzidas por Marô. Os livros foram destinados à rede municipal de ensino.
A Feira do Livro traz a oportunidade de valorizar os talentos locais. Estudantes organizam apresentações que envolvem histórias retratadas em livros. Alguns espetáculos da região serão apresentados durante os dias de feira.
O vereador Gilmar Hermes (PTB) lançou dois livros para a feira: Empreendendo Mudanças e Aventura na Cidade das Flores. Na última sessão, destacou a criação do jornal Santa Clara Mais Leitor, mostrando o trabalho desenvolvido nas escolas. Os exemplares encartados no jornal A Hora circulam nos municípios do G8 (grupo dos oito municípios próximos de Lajeado).
Hermes salientou a importância da leitura. “Lendo a gente consegue mudar o jeito de ser e de enxergar as coisas”. Lamentou o baixo índice de leitura no país. Segundo o IBGE, a média de leitura dos brasileiros é de dois livros por ano. “O Brasil está assim porque falta leitura, cultura e educação.” O município tem garantido um maior investindo em educação. Em 2015, foram 34% do orçamento global destinado à pasta.
Entre a opressão e o sonho
A arte cumpre o papel social em dar vasão à imaginação. As apresentações artísticas iniciam na quinta-feira, com o teatro de bonecos. Na sexta-feira, às 9h, é a vez da peça Dom Quixote – Sonhador Solitário.
Para o diretor e escritor Antônio Lopes, é possível libertar das amarras sociais para o mundo dos sonhos, “onde a atmosfera é menos densa, com energia nova e cheiro de vida.” O diretor afirma que a mensagem proposta é de renovar o desejo por justiça social. “Fala de libertação da alma. Quixote é como uma criança, antes de ser moldada na fase adulta.”
Outra peça mostrada será o Negrinho do Pastoreio. Ela traz reflexão sobre a discriminação racial, avareza, machismo e misérias humanas. Mostra um tempo em que a violência era aceita como normal, desde que praticada por quem detinha poder.
Para Lopes, é preciso refletir sobre a luta, que ultrapassa a morte. “Trata-se dessa disparidade vivida pela comunidade negra. Onde se percebe o tratamento inferior, a discriminação, que apenas se modernizou, mas ocorre ainda.”
Programação
Quinta-feira, 7 de julho
8h30min – Abertura dos espaços institucionais, livrarias e mostra pedagógica; apresentação de talentos locais: Grupo de Dança do Departamento Cultural; apresentação musical
9h – Teatro de bonecos O Negrinho do Pastoreio
10h30min – Encontro com a escritora Marô Barbieri
13h30min – Teatro de bonecos O Desaparecimento do Sol
13h30min – Encontro com a escritora Marô Barbieri
15h – Encontro com a escritora Marô Barbieri
16h – Apresentação musical da Banda Identidade Jovem; apresentação de talentos locais: Grupo de Dança do Departamento Cultural
19h – Sessão de autógrafos e encontro com a patronesse Marô Barbieri
20h – Apresentação da Orquestra Jovem do Sesi
Sexta-feira – 8 de julho
8h30min – Abertura dos espaços institucionais, livrarias e mostra pedagógica; apresentação de talentos locais: Grupo de Dança do Departamento Cultural; apresentação musical
9h – Espetáculo Dom Quixote, o Sonhador
10h30min – Encontro com o escritor Antônio Lopes (Tio Toni)
14h – Espetáculo O Negrinho do Pastoreio
15h30min – Encontro com o escritor Antônio Lopes (Tio Toni)
16h – Apresentação de talentos locais: Grupo de Dança do Departamento Cultural; apresentação musical da Banda Identidade Jovem
Sábado – 9 de julho
10h – Abertura dos espaços institucionais, livrarias e mostra pedagógica
14h – Teatro de Bonecos O Desaparecimento do Sol
Brinquedos infláveis do Sesc