Criação de loteamentos mostra expansão

Arroio do Meio

Criação de loteamentos mostra expansão

Em três anos, administração liberou 32 áreas para construção de residências

Criação de loteamentos mostra expansão
Arroio do Meio

Morador do Loteamento Glória, no bairro Bela Vista, o aposentado Élio Führ, 70, se recorda do tempo em que o número de vizinhos podia ser contado nos dedos. “Quando era adolescente, tinham seis casas aqui nas redondezas. O resto era tudo mato.”

Com o boom habitacional dos últimos anos, a paisagem do bairro mudou. Loteamentos como o Alto do Arvoredo e o Monte Belo surgiram nas proximidades da casa de Führ e fizeram a população e o número de residências se multiplicar. “Hoje temos vizinhos em todos os lugares.”

A percepção de Führ é confirmada pelos dados do Setor de Planejamento. Em menos de três anos, o Executivo aprovou a abertura de 32 loteamentos. Eles estão distribuídos por nove bairros.

Conforme o secretário Henrique Meneghini, a maioria dos pedidos foi registrada em 2013. No ano, estava em discussão uma lei que obrigava os loteamentos a terem parte das ruas pavimentadas. “Muitos loteadores aproveitaram para aprovar o projeto antes da nova lei,” conta o secretário de Planejamento, Henrique Meneghini.

No último ano, Meneghini percebeu a diminuição do número de solicitações de novos loteamentos. Foram apenas quatro desde junho de 2015. Para o secretário, a quantidade de lotes disponíveis faz os empreendedores evitarem novos investimentos.

[bloco 1]

Bairros preferidos

Conhecido como o bairro das indústrias, o Aimoré é o ponto preferido dos empreendedores. Lá foram aprovados sete novos loteamentos. A lista segue com Dona Rita (seis), Bela Vista e São Caetano (cinco).

“O fato de os loteadores terem áreas de terras nesses lugares faz com que eles optem pelos investimentos no local,” percebe Meneghini. O secretário aponta a localização próxima do centro, existência de empresas e infraestrutura básica (posto de saúde, escolas e mercados) como atrativos para os moradores.

Outros bairros que ganharam novos loteamentos foram: Dom Pedro II (quatro), Medianeira (dois), Palmas, Rui Barbosa e Barra do Forqueta (um).

Acompanhe
nossas
redes sociais