O trânsito do município registrou a primeira vítima do ano na ERS-128 (Via Láctea). O acidente aconteceu por volta das 6h30min, no quilômetro 29, próximo ao trevo de acesso ao bairro Teutônia. Ilda Schmidt Laidmer, 64, conduzia um Gol em direção ao bairro Languiru quando colidiu de frente com uma carreta. Ela morreu no local.
Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a mulher invadiu a pista contrária. O motorista da carreta tentou desviar e foi parar às margens da rodovia. Os veículos eram da cidade. O motorista da carreta, Hugo Ullrich, foi levado ao Hospital Ouro Branco, onde permanece em observação.
No ano passado, dentro do perímetro urbano, atendido pela Brigada Militar, foram registrados 359 acidentes e sete mortes. Desde janeiro de 2016, a guarnição contabiliza 196 acidentes e uma morte. Em fevereiro, Alice Wendel estava na carona de uma motocicleta Biz. Ela e o namorado perderam o equilíbrio ao colidir contra uma bicicleta e caíram. Alice morreu no local.
A segunda morte em seis meses reacende a necessidade de medidas efetivas para alertar sobre os perigos do trânsito. Hoje, o Conselho Municipal se reúne para discutir detalhes e prioridades para intensificar as campanhas de conscientização. Segundo a coordenadora do departamento, Margrit Grave, existe uma carência técnica no setor, mas o município não dispõe de condições financeiras para contratar um profissional.
Para projetar melhorias, um estudo com lideranças está sendo feito para identificar os principais pontos de acidentes e criar estratégias para ordenar o fluxo. “O município tem um plano de mobilidade urbana e ele será colocado em prática. Para a campanha, aguardamos a temática nacional para incorporar ideias.”
Seminário alerta sobre riscos
Com objetivo de intensificar as ações para segurança no trânsito, o Corpo de Bombeiros Voluntários (CBV) promove o segundo seminário técnico sobre o assunto. Profissionais de Eldorado do Sul, São Sebastião do Caí, Igrejinha e Picada Café coordenam o encontro no dia 25, no auditório principal da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC). O tema deste ano é “Acidente de trânsito, como evitar? Qual a causa?” O ingresso custa R$ 15 e está à venda na sede da corporação, no Centro Administrativo.