O sequestro seguido de morte da funcionária do aeroporto Salgado Filho, Mineia Machado, 39, no fim de semana, chamou atenção do estado. A crueldade do crime resultou em uma ação rápida das forças de segurança.
No domingo à noite, Dione Maicon Camargo de Mattos, 32, e um menor de idade foram presos pela Polícia Civil de Lajeado e confessaram ter abordado a mulher no aeroporto para roubar o Fiat Uno, ano 1996. O veículo seria usado para um assalto a um posto de combustíveis.
Mineia era moradora do bairro Rio Branco, em Canoas. Constava nos arquivos da polícia como desaparecida. Ao analisar as câmeras de vigilância do aeroporto, os investigadores perceberam a movimentação suspeita do homem e do adolescente.
Ela foi abordada no estacionamento do aeroporto, onde trabalhava fazia 18 anos. A dupla morava em Lajeado e usou uma arma de brinquedo para sequestrar a vítima.
Em coletiva ontem, representantes da Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre (DPRPA) afirmaram que o corpo, encontrado pela manhã, apresentava sinais de tortura.
Os policiais acreditam que a escolha da vítima ocorreu de forma aleatória. O cadáver de Mineia foi encontrado em um matagal em Montenegro.
Chave de fenda usada como arma
Informações da perícia indicaram quatro perfurações no corpo. Os locais atingidos foram rosto, pescoço e tronco. A arma usada teria sido uma chave de fenda. As mãos da funcionária da Infraero estavam presas com um lacre plástico e os criminosos utilizaram uma arma de choque para torturar a vítima.
A violência do crime foi destacada pelos investigadores. Para o delegado Carlos Wendt, a vítima foi morta no acesso à BR-386. “Surpreende-me a frieza com que os bandidos relataram os fatos”, comentou o delegado durante a coletiva.
Já Edilson Paím considerou que o crime teve requintes de crueldade. “A vítima estava com lacres nas mãos. Tudo indica que sofreu bastante. É um crime bárbaro.”
Em depoimento, o adolescente apreendido confirmou participação em outros homicídios. O menor infrator foi encaminhado à Fundação de Atendimento Socio-Educativo (Fase).
Conforme a polícia, ele também estaria envolvido em tiroteio em frente do Hospital Cristo Redentor, ocorrido em abril deste ano e que deixou quatro homens mortos. O jovem foi indicado como mentor do latrocínio.
A morte de Mineia demonstra a situação de insegurança nas imediações do aeroporto. Ainda que casos de roubo seguido de morte sejam raros naquela área, os furtos de veículos são frequentes.