Mais de mil pessoas participaram do jantar em benefício do Hospital Estrela. A atração principal ficou por conta do show do grupo tradicionalista Os Fagundes. O evento dessa quinta-feira à noite arrecadou R$ 20 mil. O valor foi depositado na conta do hospital horas antes do jantar.
A organização do jantar ficou a cargo da Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias. O presidente da entidade, José Léo Diehl, comemorou o resultado da iniciativa. “Foi nota 100, conseguimos realizar tudo que estava programado.”
Sem cobrar cachê, a Família Fagundes apresentou, além dos clássicos gaúchos, um repertório com canções latino-americanas. O grupo foi acompanhado pelo argentino Martin Sued, no bandoneon.
As canções apresentadas durante os cerca de 40 minutos de show estão no DVD Aires de Fronteira.
“Saúde e educação não podem ser só discurso em época de eleição”
Nascido no seio da cultura tradicionalista, Ernesto Fagundes e a a família são reconhecidos como ícones gaúchos. Em entrevista para o A Hora, ele fala sobre a ligação do grupo com o Vale e ressalta a importância do engajamento da classe artística com as causas sociais.
A Hora – Como surgiu a possibilidade de o grupo ajudar nessa ação beneficente? Já haviam participado de outra iniciativa semelhante?
Ernesto Fagundes – Sempre que possível, participamos de iniciativas como essa. A nossa ida a Estrela para o evento do hospital foi convite do Elmar Schneider, um grande amigo do tio Nico que se tornou nosso amigo também.
Com integrantes nascidos em municípios como Alegrete e Uruguaiana, qual a relação do grupo Os Fagundes com Estrela e o Vale do Taquari? Já haviam feito shows no município em outra oportunidade?
Fagundes – Somos do Alegrete, mas também de todas as querências. O que nos identifica muito com o Vale do Taquari é a valorização da família. E é nessa base que temos que buscar uma saída para melhorarmos a nossa sociedade.
Com o panorama de dificuldades enfrentadas, qual a importância do envolvimento da classe artística e do tradicionalismo no apoio às instituições?
Fagundes – Acho fundamental a participação geral da sociedade. Saúde e educação não podem ser só discurso em época de eleição. Precisamos todos unidos ajudar o nosso país. Começando pelos nossos municípios. E os artistas sempre estão nessa vanguarda de luta pela nossa gente.