Desde sexta-feira, o Posto Ipiranga Delacy Martini, no centro, é palco para a exposição “A gravura moderna brasileira” com os maiores nomes da arte brasileira do século XX. As pessoas podem visitar o espaço até o dia 18.
A amostra tem como objetivo traçar um panorama da arte brasileira, contrapondo dois dos grandes movimentos artísticos que marcaram a arte mundial no século XX: a figuração e a abstração, conduzindo o espectador a olhar e contrapôr as diferentes linguagens que marcaram o debate no mundo da arte.
Junto com a exposição, estão disponíveis para consulta livros de outras exposições de gravuras que ocorreram no Rio de Janeiro e São Paulo, nos mais destacados museus brasileiros.
Estão expostos gravuras originais dos artistas Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Iberê Camargo, Carlos Scliar, Soriano, Fayga Ostrower, Renina Katz, Milton da Costa, Maria Bonomi, entre outros.
Saiba Mais
A Figuração foi a marca do Brasil até os anos 50. Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Carlos Scliar divulgam e consolidam a arte moderna brasileira. Entretanto, com a I Bienal de São Paulo, os artistas brasileiros tomam conhecimento da nova arte produzida na Europa e Estados Unidos e passam a se interessar pela abstração. Linguagem que já dominava os grandes centros mundiais produtores de arte.
Fayga Ostrower, influenciada pelo expressionismo alemão, foi a grande mestre da arte abstrata e ajudou a formar uma geração, defendendo a arte como uma expressão subjetiva do artista, não precisando mais o artista representar uma paisagem ou um objeto para ser reconhecido.
Os anos 60 foram a consolidação da arte abstrata no Brasil, seja ela geométrica ou informal, não obstante o debate permanente entre a figuração e a abstração.
Iberê Carmargo, o grande mestre gaúcho e brasileiro, preferiu trilhar caminhos próprios, se mantendo afastado desse debate. Produzindo obras fortemente expressionistas, representando ora os carretéis – marca de sua obra – ora as figuras fantasmagóricas foi conquistado o espaço de um dos maiores artistas expressionistas do Brasil.