Relatório da Secretaria da Saúde, divulgado, nesta semana, indicou a realização de mais de 66,5 mil consultas no município no ano passado. Levando em consideração a população registrada em 2015, o número indica 3,3 consultas por habitante, pouco acima do indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como ideal.
Para chegar ao número, foram contabilizados atendimentos do Posto de Saúde Central, Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dos bairros Bela Vista, Aimoré, São Caetano e Navegantes. Além deles, as atividades da Unidade Móvel de Saúde, visitas domiciliares médicas e Plantão Médico 24 horas do Hospital São José compuseram o levantamento.
No mesmo período, foram contabilizados 76,8 retiradas de medicamentos na Farmácia Básica e visitas médicas domiciliares em 437 residências. Os agentes comunitárias de Saúde, técnicas e enfermeiras desenvolveram, em 2015, mais 26,6 mil visitas. Pelas projeções, até o fim do mês, será inaugurada a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Rui Barbosa. Ela segue o modelo da UBS do bairro São Caetano, finalizada em junho do ano passado.