“Quem sonhava inventar uma estrada, quem queria um destino insubmisso contempla as ovelhas com quase agonia. É como olhar-se no espelho. De um jeito ou de outro, marchamos também. Vamos no passo da vida que vai e que vai sem clemência. Não há direção para ir, a não ser para diante. Rebanho que leva, que força, que empurra, que chega. Sabemos aonde.” O texto, de Ivete Kirst, faz parte da exposição “Arrebanhando – Sem o outro não somos”, que está na Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, em Estrela, até o dia 17.
A exposição – de ovelhas em cerâmica, fotografia e texto – quer sensibilizar para a importância da convivência, “sem o outro, não somos”. Foi no processo de modelagem seriada, da necessidade de compartilhar com as pessoas, na forma de ovelhas, na macro fotografia, na sensibilidade das palavras escritas que surgiu o sentido da exposição.
O projeto é de Claudia Jung (ceramista, artesã e instrutora de oficinas de artes), Ivan Pielke (fotógrafo), Ivete Kist (escritora), Heinz Schnack, Marina Helena Müller, Josué Delazari, Angélica Diefenthaler (organizadores e divulgadores).
A mostra tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela.
Ontem à tarde, 9, crianças do Jardim B 2 da Creche Colméia visitaram a exposição e o Centro de Cultura e Turismo. A atividade foi a culminância de projeto desenvolvido com as crianças sobre o município, que também conheceram outros pontos turísticos, como a escadaria de acesso ao Rio Taquari, a Praça Menna Barreto e o Parque Princesa do Vale. Estiveram também na prefeitura, onde foram recebidas pelo vice-prefeito Valmor Griebeler.
A exposição pode ser visitada no horário das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.