Integrantes do projeto Rondon da Univates se preparam para embarcar rumo ao Rio Grande do Norte. Falta menos de um mês para a viagem. Mateus Vorpagel, estudante de Engenharia Elétrica, é um dos participantes. “Estamos trabalhando há alguns meses em cima daquilo que levaremos para a população de Montanhas. Produzimos maquete de uma minicidade energizada por uma pequena hidrelétrica para mostrar seu funcionamento às pessoas”, diz o rondonista.
Além disso, ele conta que o grupo também está organizando oficinas nas áreas da tecnologia da informação e engenharia elétrica, assim como oficinas de artesanato e jogos de raciocínio lógico para as crianças. “A cada dia que passa o projeto vem se aproximando mais. Estou ansioso para conhecer o povo do Rio Grande do Norte e aprender muito com ele”, comenta Vorpagel.
O Projeto Rondon é novidade também para o professor Tiago Weizenmann, que acompanhará o grupo na operação. “Estou bastante animado em compartilhar vivências com os estudantes da Univates em comunidades do município de Montanhas, no Rio Grande do Norte. Será um momento importante e único para perceber como as ações do Projeto Rondon poderão ajudar a transformar a realidade de pessoas carentes”, conta o professor.
Para ele, é motivante ver jovens universitários entusiasmados em propor ideias e em planejar as atividades e ações a serem aplicadas. Weizenmann considera ainda que participar do Projeto Rondon é colocar em perspectiva a ideia de cidadania. “É uma experiência a ser levada para a vida toda”, complementa.
O coordenador do Projeto Rondon da Univates, professor Rafael Rodrigo Eckhardt, considera que a interação da equipe está cada vez melhor. “Percebo todos muito interessados e tentando contribuir da melhor forma possível para termos uma operação que marque a vida deles. O trabalho está sendo feito para que todos sejam beneficiados com o Projeto Rondon”, considera.
As oficinas que serão executadas contemplam os quatro eixos do projeto: Comunicação; Meio Ambiente; Trabalho e Tecnologia; e Produção.
Saiba mais sobre o Rondon
Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é um plano de integração social com o propósito de reunir esforços para contribuir com o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, ampliando, consequentemente, o bem-estar da população. As ações são executadas por estudantes que participam de maneira voluntária durante todas as atividades propostas.