A gerente de uma loja em Lajeado, Thais Cabral, 21, é uma das lojistas que aposta na passagem do Dia dos Namorados como uma das formas de aumentar as vendas. Com adesivos em forma de coração e placas, ela decorou a loja de vestuários.
“A procura dos clientes pelo presente para o namorado ou namorada é grande,” conta Thais. Ela estima que as vendas dobram na semana antecedente ao 12 de junho.
Dona de outra loja de roupas, Jennifer Pacheco, 23, acredita que terá um aumento superior a 10% no faturamento em função da data. Ela prevê mais movimento amanhã e domingo. “Os homens costumam deixar para a última hora,” brinca.
Em Arroio do Meio, o comércio também se mobiliza para divulgar os produtos ao público. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) distribuiu cartazes aos comerciantes. “Como toda a data comemorativa, o Dia dos Namorados gira o dinheiro e é uma oportunidade para faturar,” enfatiza o presidente do CDL, Lair José Fritzen.
Além do setor de vestuário, ele acredita que as floriculturas, lojas de artigos domésticos e chocolatarias são beneficiadas pela data. Fritzen estima um crescimento de 5% nas vendas do comércio arroio-meense.
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Frio como aliado
Levantamento feito pela Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) prevê uma movimentação de R$ 345 milhões no comércio devido ao Dia dos Namorados. O valor será o mesmo registrado no ano passado.
Conforme a AGV, o frio se torna aliado dos lojistas e faz com que as vendas não diminuam em 2016. Pesquisa realizada pela entidade aponta que 86,8% dos gaúchos pretendem presentear os parceiros no domingo.
Dos entrevistados, 53,6% afirmam que o gasto neste ano será menor que em 2015. O valor médio de gastos ficará entre R$ 90 a R$ 110. A grande maioria (85,7%) faz surpresa na hora de presentear, enquanto que 14,3% dará o presente que o cônjuge pedir.
O levantamento aponta ainda que 39,3% dos entrevistados pagarão o presente com cartão de crédito de forma parcelada; 25% pagarão em dinheiro; 16,7% em cartão de débito e 14,3% usarão cartão de crédito em parcela única.
Conforme o presidente Vilson Noer, a força do varejo estadual se mantém nas ruas. Por isso, as promoções e a decoração das vitrinas serão decisivas na hora do público definir onde comprar o presente.
As lojas de rua serão a preferência de 51,8% dos entrevistados, enquanto 38,6% comprará nas lojas de shopping e 9,6% pela internet.