Após 20 dias, alunos desocupam colégio

Lajeado

Após 20 dias, alunos desocupam colégio

Após três semanas de ocupação, os estudantes da escola Érico Veríssimo deixaram ontem as dependências da instituição. A decisão de desocupar o colégio começou a ser discutida na sexta-feira passada. Os manifestantes procuraram a diretoria propondo um acordo. Para deixar…

Após 20 dias, alunos desocupam colégio
Lajeado

Após três semanas de ocupação, os estudantes da escola Érico Veríssimo deixaram ontem as dependências da instituição. A decisão de desocupar o colégio começou a ser discutida na sexta-feira passada. Os manifestantes procuraram a diretoria propondo um acordo.

Para deixar as dependências da escola, eles exigiram passar nas salas de aula. O objetivo era explicar aos demais colegas os motivos do protesto. O grupo avaliou o ato de maneira positiva, pois foi possível entregar uma pauta com 20 reivindicações para a diretoria da escola e 3ª Coordenadoria da Educação (CRE).

De acordo com o estudante Alexsandro Junior de Freitas, 16, alguns colegas se diziam não representados pela direção do Grêmio Estudantil. Em razão disso, a maior parte do grupo decidiu entregar os cargos. Dos cerca de 17 integrantes, apenas três seguem no órgão.

Uma nova eleição será convocada nos próximos meses para substituir a antiga chapa. Apesar de não terem mais cargos, os manifestantes garantem seguir pressionando a diretoria. “Se a escola não cumprir nenhuma das reivindicações em 30 dias, vamos ocupar novamente”, afirma Freitas.

Será formada uma comissão dos ocupantes para cobrar a diretoria.

A escola Érico Veríssimo foi a única do Vale do Taquari ocupada por alunos. O protesto iniciou na noite do dia 18 de maio. A medida foi adotada em diversas instituições de todo o estado como forma de cobrar o governo Sartori.

Entre as pautas dos lajeadenses, estão melhorias na infraestrutura e contratação de professores. O movimento recebeu apoio dos cerca de 15 professores grevistas. Nessa segunda-feira, 6, os docentes voltaram às aulas.

Acompanhe
nossas
redes sociais