Univates terá usina para produzir biogás

Encantado

Univates terá usina para produzir biogás

Complexo avaliará potencial para gerar energia de dejetos e resíduos industriais

Univates terá usina para produzir biogás
Encantado

A Univates inaugura no dia 15 o Centro de Estudos de Biogás e Energias Renováveis (Ceber) em Encantado. O espaço, vinculado ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), tem o propósito de avaliar a produção de biogás e o potencial energético provenientes, por exemplo, de dejetos de aves e suínos, bagaço de frutas de agroindústrias, resíduos da indústria de papelão reciclado, resíduos não conformes da indústria de laticínios e lodo da indústria de beneficiamento de ovos.

De acordo com o professor e pesquisador Odorico Konrad, em cada experimento, realizado em escala laboratorial no Laboratório de Biorreatores em Lajeado e em escala piloto na unidade de Encantado, será avaliada a diversidade microbiana em diferentes estágios da produção de biogás. “Serão constantemente avaliadas a produção simultânea de hidrogênio e biogás, pois ambos são combustíveis de alto interesse econômico na produção de energias limpas”, explica Konrad.

Com o desenvolvimento desse projeto, espera-se contribuir com o conhecimento técnico-científico na área de biogás, apresentando uma alternativa para a destinação de diferentes substratos (resíduos), e explorar seu potencial energético.

O Ceber é um empreendimento realizado em parceria entre o Tecnovates e as empresas Ecocitrus, Naturovos e Semant, com investimento de mais de R$ 500 mil. “O conhecimento gerado permitirá implantar projetos de produção de biogás e biofertilizantes cada vez mais estáveis em volume de produção e, por consequência, mais viáveis economicamente, tanto pelos parceiros no projeto quanto pela comunidade regional”, finaliza Konrad.

A estrutura está localizado no antigo câmpus da Univates em Encantado, na rua São José, 1655, bairro São José.

Atlas de Bionergia

Pesquisadores do Centro Universitário da Univates trabalham para desenvolver o Atlas de Bioenergia do Estado. O mapa destaca o potencial de geração de energia a partir dos resíduos domésticos, propriedades rurais e indústria de alimentos em 28 regiões do estado. É desenvolvido pelas secretarias de Minas e Energia, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás).

Estuda-se a possibilidade de produzir energia elétrica, gás veicular e geração de calor para mover caldeiras e turbinas em empresas.

Acompanhe
nossas
redes sociais