Uma das maiores festas gastronômicas do estado, a Suinofest, que neste ano chega à 15ª edição, recebeu um público de 15 mil pessoas no fim de semana passado no Parque João Batista Marchese.
As atividades continuam nesta sexta, sábado e domingo, com perspectiva de superar o número de visitantes dos primeiros dias da feira. O destaque fica por conta da gastronomia, à base de carne suína. São servidas mais de 50 variedades de pratos típicos, além de 40 tipos de bebidas. A novidade deste ano é a costelinha temperada.
O Salão Gastronômico fica aberto das 18h às 22h na sexta-feira. No sábado, será comemorada a Noite dos Namorados com espumante liberado. O atendimento é das 11h às 14h e das 18h às 22h. No domingo, o atendimento será das 11h às 14h, com distribuição de chope.
Festival de compras, espaço cultural, seminários e roteiros turísticos complementam os atrativos do evento. O movimento nos primeiros dias de festa agradou os expositores. Sérgio Zanatta atua faz mais de 30 anos na área de alimentação e coordena o restaurante instalado no parque. Durante os três dias, foram servidas 500 refeições. “Nos surpreendeu. Prezamos pelo bom atendimento e higiene no preparo dos alimentos.” Além da diversidade de saladas, são destaque a paleta recheada e o leitão à Encantado.
São 140 expositores de diversos segmentos presentes no evento. Os visitantes encontram opções de confecções, calçados, colchões, cama, mesa e banho, acessórios, ensino, artesanato, agroindústrias, equipamentos agrícolas, decoração, perfumaria, produtos de beleza, serviços e veículos. A entrada é gratuita.
Durante a programação deste fim de semana, serão realizados vários seminários, com destaque para o painel Pensar o Vale, promovido pelo Jornal A Hora, na sexta-feira, às 14h, no auditório Duroc. Será discutida a destinação correta dos dejetos de suínos.
Espaço Gourmet
Com o intuito de resgatar as tradições, promover a culinária regional e fortalecer a cadeia produtiva da suinocultura e da erva-mate, foi criado o Espaço Gourmet. Nele, são produzidas receitas à base de carne suína, erva-mate e produtos derivados do Arranjo Produtivo Legal (APL do Vale do Taquari).
As oficinas são gratuitas e abertas para o público. Nesta sexta, das 10 às 18h, será ensinado o calzone Nono Gollin e Rocambole Nona Neiva. No dia 12, às 10h30min, o pancake green e o tagliatelle Encantado. No final de cada receita, terá degustação.
Cicloturismo e Rotas
No domingo, 12, será realizada a 3ª etapa do Cicloturismo em Encantado. Serão oferecidas três extensões de percurso. A curta, com 20 quilômetros, é destinada aos iniciantes que querem dar um giro tranquilo. A média, com 45 quilômetros, é indicada para quem quer passear pela região fazendo um bom exercício. A longa, com 65 quilômetros, é para os pedaleiros experientes e treinados. A concentração será no Parque João Batista Marchese, a partir das 7h30min. O pedal deve iniciar às 8h45min.
Os visitantes também podem conhecer os principais pontos turísticos da cidade nos roteiros oferecidos pela comissão da feira.