Brechó Solidário busca fundos à Aapecan

Lajeado

Brechó Solidário busca fundos à Aapecan

Entidade abriga e alimenta pacientes que estão em tratamento contra o câncer

Brechó Solidário busca fundos à Aapecan
Lajeado

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) realiza a partir de hoje mais um Brechó Solidário. A ação se estende até sexta-feira e visa levantar recursos e dar continuidade aos trabalhos.

Pessoas acometidas pela doença, que não têm condições de pagar um tratamento, tampouco hospedagem e alimentação, e que estão fora da cidade de origem, encontram alento na entidade.

Inaugurada em março de 2011, a Aapecan oferece aos pacientes quatro refeições diárias, suporte para nutrição especial aos tratamentos e deslocamentos com veículo próprio até o hospital. São oferecidas ainda consultas com psicólogos, massoterapeutas, sessões de reiki, artesanato e pintura.

A casa dispõe de seis lugares. Cada residente tem direito a um acompanhante. Para dar continuidade aos trabalhos, é preciso ajuda comunitária. Para tanto, doações de roupas e calçados são feitas pela comunidade e por algumas lojas da região.

Essas doações são vendidas em um brechó realizado todo mês, durante os três dias (terça, quarta e quinta-feira). Essas feiras mensais revendem as roupas doadas em bom estado, bem como calçados e acessórios a um preço simbólico de R$ 2 a peça.

Os recursos são investidos em novas ações, como chás beneficentes, que possibilitam uma arrecadação ainda mais substancial à casa de apoio a pacientes em vulnerabilidade econômica e social.

A paciente e integrante na coordenação do brechó, Lisete Maders, teve câncer no intestino e na bexiga. Hoje, após cirurgias e tratamentos dolorosos, agradece o apoio psicológico que conseguiu na Aapecan. Ela participa do brechó desde 2015 e afirma que neste mês está surpresa com o movimento na casa.

Entidade arrecada lacres

A escola Porto Novo firmou nesta semana parceria com a Aapecan. A Campanha Lacre Feliz e Tampa Plástica visa arrecadar esses objetos plásticos durante os meses de junho a novembro.

Os alunos estão engajados nas ações. Os lacres de latas e tampas plásticas são materiais considerados ricos para a reciclagem e têm um valor acima de outros materiais recicláveis no mercado.

Acompanhe
nossas
redes sociais