Nove animais morrem envenenados

Polícia

Nove animais morrem envenenados

Crime ocorreu no bairros dos Estados e vitimou ao menos sete gatos e dois cães

Nove animais morrem envenenados
Estrela

Moradores da rua Dr. Telmo Snel, bairro dos Estados, tiveram uma surpresa desagradável no fim de semana. Pelo menos bichos de estimação de três residências foram mortos por envenenamento.

O cão da aposentada Herta Eidelwein, 67, foi uma das vítimas. Na sexta-feira à noite, ela passeou com o cachorro de estimação de 3 anos pelo mesmo trajeto que fazia diariamente no bairro. De madrugada, o animal começou a mostrar sintomas de intoxicação.

“Quando acordei, ele estava vomitando muito. Começou a latir alto e a se debater. Depois correu até o fundo do pátio, voltou, se deitou e morreu em meia hora”, lembra. Conforme Herta, o cão ficava sempre dentro de casa e só saía na coleira, nunca tendo causado problemas com vizinhos ou pedestres.

Segundo ela, o animal de estimação era a alegria da casa. O cão foi encontrado na rua ainda filhote e adotado pela família. “Por mais que não seja um ser humano, sentimos muita falta porque nos acostumamos com a presença dele.”

Filho de Herta, Luís Fernando Eidelwein acredita que o cachorro tenha comido alguma coisa contaminada na rua. Segundo ele, os outros envenenamentos ocorreram nas duas casas em frente à sua.

Ontem, os moradores registraram ocorrência na Delegacia de Polícia. Um dos vizinhos, que teve um cachorro filhote morto, pediu exames para comprovar o tipo de veneno utilizado. O resultado será conhecido em 15 dias.

Sete gatos mortos

O caso mais grave foi na residência de Silvia Hepp, 70 anos. No sábado de manhã, ela percebeu que quatro dos 13 gatos estavam mortos. “Outros três foram morrendo ao longo do fim de semana, o último na noite de domingo.”

Segundo ela, é a segunda vez que os animais de estimação da família são mortos por envenenamento. Na última, todos os dez gatos da residência acabaram morrendo. “Ficamos muito abalados, porque mostra a maldade de quem fez isso.”

Silvia fez um cartaz cobrando explicações sobre as mortes e colocou em frente à residência no sábado de manhã, mas não tem suspeitos do crime.

Abandono de animais

Conforme os moradores, a rua é local frequente de abandono de animais domésticos devido ao pouco movimento de pedestres e carros. Muitas pessoas ainda depositam gatos filhotes diretamente no pátio de Silvia. “Até pensei em fazer cartazes pedindo para não abandonarem os bichos aqui.”

Além de tratar os animais deixados em seu pátio, ela também disponibiliza os bichos para adoção. Porém, ressalta que o número de abandonos é muito maior do que o de interessados em adotar.

Criada em 1998 pelo governo federal, a Lei de Crimes Ambientais prevê prisão de um a três anos e multa para quem abandonar ou maltratar animais silvestres ou domésticos. Em 2008, decreto federal estipulou multa de R$ 500 a R$ 3 mil para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.

Acompanhe
nossas
redes sociais