O Campeonato Amador de Progresso terminou no sábado, com um excelente público. Cerca de 800 pessoas foram até a sede do Flamengo, em Xaxim, ver o time da casa empatar com o atual bicampeão e conquistar pela quinta vez a taça de campeão municipal. O último título havia sido festejado em 2012.
O Cruzeiro precisava vencer para levar a decisão do título às penalidades e iniciou a partida movimentando muito o ataque. Aos 25 minutos, teve a melhor chance. Buda cruzou e Misael, sozinho em cima da linha, tocou a bola para fora.
A resposta do Flamengo veio aos 33 minutos. Mano cabeceou e Léo salvou em cima da linha. Aos 40 minutos, Gilson cobrou falta, Juliano Kemmerich cabeceou e a bola passou rente à trave. Cinco minutos mais tarde, em cobrança de falta, Misael acertou a trave.
Na segunda etapa, o jogo permaneceu intenso com as duas equipes disputando todos os lances. Precisando de um gol para levar a decisão aos pênaltis, o Cruzeiro chegava forte nas bolas paradas. Em uma delas, Juliano Kemmerich, de cabeça, acertou a trave. Mas o placar seguiu inalterado até o fim. Com isso, após o apito do árbitro Oneide Dallafavera, iniciou a comemoração do quinto título da equipe em 26 edições do certame. Após o jogo, houve a entrega de premiação para os melhores do campeonato.
Elenco campeão: Luís Fernando Brancher, Matias Gottardi, Diego Zenatti, Alexandre Bergonci, Clederson Zanatta, Alex dos Santos, Fabiano Ingremani, David Silveira, Alex Espíndola, José Ingremani, Francisco Santos, Jian Ingremani, Jucimar Sbaraini, Luciano Sbaraini, Henrique Brancher, Fernando Pifferm Alexandre Sbaraini, Carlos Zerves, Fabiano Morais, Vladimir Matteo e Adriano Martini.
Destaques
Campeão: Flamengo de Xaxim A
Vice-campeão: Cruzeiro de Alto Honorato
3º lugar: Flamengo de Xaxim B
4º lugar: Corinthians de São Luiz
Disciplina geral: Flamengo de Xaxim A
Disciplina da 1ª fase: Grêmio Esportivo Gaúcho
Atleta mais jovem: Daniel Cerutti (Gaúcho)
Atleta mais velho: Neuri Scartezzini (Corinthians)
Atleta revelação: Michael Bazzanella (Flamengo B)
Craque do campeonato: Gilson Luis de Almeida (Cruzeiro A.H)
Craque das finais: David Spagiari Silveira (Flamengo A)
Presidente: Jaime Dias Gruetzmann (Cruzeiro de Tiririca)
Dirigente: Vanderlei Talini (Flamengo B)
Treinador: Fiorindo Schneider (Flamengo B)
Mesária: Leidiane Piffer (Cruzeiro A.H)
Massagista: Valdir Piffer (Cruzeiro A.H)
Maqueiro: Anderson Fernandes (Gaúcho)
Goleiro menos vazado: Luís Fernando Brancher (Flamengo A) –11 gols
Goleador: Dilvan de Oliveira “Buda” (Cruzeiro A.H) – 10 gols