A localidade de Nova Berlim, em Westfália, virou palco de festa para a equipe do Ecas. No domingo, o clube de Imigrante se sagrou campeão aspirante e titular da Taça da Amizade. Dono da casa, o Juventude amargou a segunda colocação em ambas as categorias.
Na titular, o Ecas conquistou o troféu com um empate em 1 a 1 contra o Juventude. Os gols foram anotados na etapa complementar.
Aos 37 minutos, o atacante do Juventude Joceir Florencio aproveitou rebote na área e colocou a bola no fundo da rede. No último lance da etapa inicial, aos 49 minutos, Paulo Cesar dos Santos empatou para o Ecas com gol de cabeça.
A situação gerou revolta de torcedores de Westfália no intervalo do jogo. Eles questionaram o acréscimo de quatro minutos dado pela arbitragem. Na volta a campo, o Juventude tentou a reação, mas não conseguiu empatar em virtude das boas defesas do goleiro Fausto Reichert.
Aspirante ganha taça nos pênaltis
Na categoria aspirante, o Ecas havia vencido o primeiro confronto da final, disputado em maio, por 1 a 0. Nesse domingo, em Westfália, perdeu para o Juventude por 2 a 0 – gols anotados por Alex Landmeier e Edu Landmeier.
Nas penalidades, a equipe de Imigrante venceu por 4 a 1.
Hegemonia
Nas três últimas edições da Taça da Amizade, a equipe de Arroio da Seca conquistou cinco taças. Sagrou-se tricampeã na aspirante e bicampeã na titular – perdeu o título apenas em 2014 para o Juventude.
Para o presidente Luciano Hachmann, o fortalecimento da base foi um dos fatores que fez o Ecas se tornar hegemônico na competição de Colinas, Westfália, Poço das Antas e Imigrante. “Há seis anos éramos saco de pancada. Começamos a apostar na base e agora colhemos os resultados.”
O presidente destaca o entrosamento e união dos jogadores como fundamentais para as conquistas de 2016. Agora, a equipe de Imigrante se prepara para disputar o Regional promovido pela Aslivata.
Plantel Campeão
Titular
Giva, Fausto Reichert, Daniel Rabaiolli, Diego Tirp, Luiz Rogério, Allan Webers, Oscar Trapp, Felipe Spellmeier, Ralf Richter, Tiago Unnewehr, Paulo César dos Santos, Ricardo Zuchi, Matheus Enester, Gabriel dos Santos, Robson Wessel, Jardel da Silva, Glauco Prediger, Gleison dos Santos, Giovani, Lucas e Uéslei Steffens.
Aspirante
Gleison dos Santos, Anderson, Daniel Catto, Werner Hilebrand, Giovani Grazzioli, Gabriel dos Santos, Esequiel Rother, Leonardo Berá, Glauco Prediger, Matheus Engster, Augusto Hassmann, Luís, Gustavo da Silva, Marcelo dos Santos, Gelson Porscge, Jackson, Junior Lucca e Renan Corotto.