A 15ª Suinofest abriu a programação oficial com a presença de representantes da região. A festa gastronômica contou com várias atividades durante o dia, atraindo visitantes e garantindo vendas para os expositores.
O casal passeava pela área externa do Parque João Batista Marchese e a cada estande observava os produtos expostos. Segundo o administrador de empresas Samuel Testlin, 40, a Suinofest é um momento de lazer, mas também de conhecer os comerciantes da cidade.
Ele, a mulher Jael e a filha Karina de 10 meses aproveitaram a tarde dessa sexta-feira para conhecer o espaço. “Voltaremos para o Salão Gastronômico. Pelo menos uma vez nós vamos, todos os anos”, contou Jael.
O clima familiar é notado desde a entrada ao espaço destinado à Suinofest. No primeiro dia do evento, as atividades oficiais foram as mais movimentadas. O Salão Gastronômico recebeu centenas de pessoas na abertura oficial da festa.
No cardápio, entre filés, linguiças, lombos e picanha suína, um acompanhamento de vinhos e espumantes, chopp e refrigerantes. Do lado de fora, no Festival de Compras, comerciantes aguardavam ansiosos os primeiros visitantes.
Pela primeira vez na Suinofest, a comerciante Silvia Ortiz Ely teve uma experiência boa na Festa de Maio e resolveu apostar. Afirma que alcançou a meta estabelecida em Teutônia e pretende fazer o mesmo em Encantado. A parceria feita com a comerciante Raquel Ramos incentivou a exposição das confecções feitas em Garibaldi.
Na área externa, a comerciante Ana Paula Guedes está pela quinta vez expondo os filhotes de cachorros para impulsionar as vendas. Assim como a ExpoFred, feira de Frederico Westfálen, a Suinofest é vista por ela como oportunidade. Na última feira, vendeu 30 filhotes, em um valor aproximado de R$ 30 mil.
Movimento no Salão das Agroindústrias
No salão das agroindústrias, a produtora Sabrina Bouviér expõe pela segunda vez na Suinofest produtos coloniais. Voltou porque acredita que pode melhorar as vendas, em relação a primeira participação no evento.
Para vender os produtos da agroindústria familiar, Francele Agostini aposta na divulgação. Esta é a quarta participação na festa da empresa de Roca Sales, que se mostra consolidada na região.
Para ela, a degustação é o grande atrativo. “É a única maneira do consumidor saber o que pode levar para casa”. Afirma que o gosto diferenciado das bolachas, por exemplo, assadas em forno de barro, ao estilo ‘da nona’, só pode ser confirmado ao ser consumido.
O produtor de uma cachaçaria de Muçum ganhou prêmio na Expointer por qualidade do produto. Segundo José Carlos Fortuna, o fato de produzir a própria cana de açúcar de forma orgânica, sem aplicar veneno, acrescenta o sabor. “Na próxima semana vamos para o Paraná mostrar nossos produtos e divulgar nossa região.” Afirma que a Suinofest é a melhor forma de vitrina para a região e o estado.
Soberanas aprendem sobre a cultura regional
Profissionais do ramo da suinocultura e da erva-mate palestraram nessa sexta-feira para dezenas de soberanas das cidades da região. Desde a cadeia produtiva da erva-mate e da suinocultura até o entendimento da importância desses produtos para as cidades do Vale foram abordadas.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Encantado Gilberto Zanatta abordou o melhoramento da qualidade da carne suína nos últimos anos. Se antes se tratava de uma carne vista como inimiga da saúde por ser muito gorda, hoje as novas formas no tratamento modificaram o sabor. “As diversas formas de consumir atingiram patamares nunca imaginados e hoje se pode comer sem medo.”
O diretor executivo do Instituto Brasileiro de Erva Mate (Ibramate) Roberto Ferron explicou os benefícios da erva para a saúde. Ressalta que a planta tem 192 princípios ativos, sendo a mais completa do mundo. “Isso serve para que vocês, soberanas, não sejam apenas uma beleza a circular por aí, mas para capacitá-las a divulgar essa cultura.”
Segundo a secretária de Turismo de Ilópolis Ariana Maia, os motivos para este consumo devem ser disseminados além do chimarrão. Disse que se pode consumir de outras formas como a aplicação em sucos e bolos, por exemplo. “Reclama do preço da erva, mas não falam nada ao comprar dois litros de refrigerante, que rende menos e faz muito mal.”