Um dos maiores eventos gastronômicos do estado começa hoje, às 18h, e traz novidades. Desde a nova decoração no Salão Gastronômico até a participação massiva de empresários e comerciantes no Festival de Compras, as mudanças atraem público, que na última edição chegou a marca de 40 mil pessoas.
Segundo o coordenador de eventos da Lume, Daniel Aires, o público aumenta a cada edição e a exposição de produtos da região passou a gerar grandes negócios. “A criação deste espaço aproveitou o público que vem para comer e aproveita para fazer negócios.” Os roteiros turísticos são outro atrativo que vêm ganhando força nas últimas edições.
De acordo com presidente da feira e da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACIE), Marcos Tonin, o consumo de carne suína aumentou na região devido ao evento.
Este é o 15º ano em que o Salão Gastronômico recebe visitantes e o 10º ano em que é realizado o Festival de Compras.
O aspecto visual do Salão Gastronômico chama atenção. A característica rústica e antiga, de toalhas xadrez, deu lugar a uma decoração arrojada. As cores preta e branca predominam e salientam os tons amadeirados.
Um grande barril de vinho personalizado está no meio do salão à espera dos festeiros. Para o decorador responsável Rafael Fachini, o trabalho de mudança no conceito requer paciência. As cinco pessoas da equipe organizaram e instalaram os 1,3 mil metros de tecido.
Nas edições anteriores, não havia filtro no teto do ginásio. “Neste ano, utilizamos tecidos brancos que darão aspecto mais clean”, afirma Rafael, que contou com ajuda do pai, Adenor Fachini, 55, e da família para fixar os panos.
A segurança e a limpeza do evento são feitas todos os anos pela mesma empresa. O trabalho aparece pouco nos holofotes, mas nem por isso é menos importante. O coordenador João Batista Martins conta com uma equipe de oito seguranças e sete serviços gerais e afirma que o trabalho aumenta a cada ano.
Além da carne suína
O Fórum Regional com o tema “Coma melhor, viva melhor” inicia às 8h30min no Auditório Itália, no Centro Administrativo da cidade. Às 15h30min, a OAB faz o debate O cenário econômico do Vale do Taquari no Auditório Pietrain. No mesmo horário, no Espaço Gourmet, ocorre o encontro de Primeiras-Damas e Soberanas da Amvat e Abertura do Espaço Gourmet da Suinofest.
No dia 10, às 14h, no Auditório Duroc, é a vez do debate promovido pelo A Hora acerca do manejo e destino adequado dos dejetos suínos. Participam representantes da Cosuel, Acsurs, Fepam, Secretaria de Minas e Energia e Univates. O tema é a geração de energia por meio dos dejetos de suínos.
[bloco 1]
Grandes negócios
Uma empresa de papéis de parede e persianas está, pela segunda vez, instalada entre os estandes no Festival de Compras. Na primeira edição que participou, o empresário Jeferson Luis Dörr afirma notou uma acréscimo nas pré-vendas em 30%. “Ganhamos em reconhecimento regional da nossa marca.”
Cerca de 50% das vendas foram a mais do que o esperado para a feira. “Por isso voltamos. A cidade é localizada em ponto estratégico e abrange toda a região alta. É preciso divulgar o produto, que é novo no mercado.”
Proprietária de uma empresa de cosméticos, Daiane Fontana expõe pela sexta vez. A empresa encantadense tem 20 anos no mercado e se consolidou ao vender os produtos para todo o estado, Santa Catarina e Paraná.
Para ela, o principal objetivo não é a venda direta, mas a divulgação da marca e a aproximação dos clientes com a empresa. Hoje haverá um coquetel de lançamento de uma linha de batons líquidos metalizados. O cosmético é utilizado pelas soberanas da Expovale e levarão os nomes de rainha, 1ª princesa e 2ª princesa.