Com um inverno mais rigoroso do que em 2015, os gaúchos deverão enfrentar uma onda de frio nas primeiras duas semanas deste mês. A previsão é de alerta para a chegada de uma massa de ar polar que trará temperaturas negativas.
Na primeira metade de junho, devem ser registradas temperaturas negativas com mínimas de -3ºC a -5ºC em pontos da serra. Na região, poderá gear na maioria das cidades na próxima semana e o frio pode variar de 1ºC a 3ºC.
Os meteorologistas alertam que não está descartada a formação de neve em partes mais altas do estado. O frio, entretanto, deve ser seco na maior parte do tempo, com chuva escassa e predomínio do sol.
De acordo com o Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates, hoje o ar seco e frio segue definindo as condições do tempo. O dia deve ser ensolarado na maior parte da região, com possibilidade de nevoeiro ao amanhecer.
As temperaturas baixas da manhã devem ficar amenas no período da tarde. Amanhã, o tempo continua limpo no Vale e a massa de ar seco e frio ganha força.
Maio foi o mês mais frio
O meteorologista-chefe da MetSul, Eugenio Hackbart, alertou no site da instituição que o mês de maio de 2016 foi o mais frio nos últimos seis anos. O grande número de dias cinzentos e de pouco sol na região teve influência.
Na estação da MetSul de São Leopoldo, em média, maio registra cerca de 6,11 horas de brilho solar. Neste ano, foram apenas 3,8 hbs/dia. Menor valor desde 2010, quando maio teve 2,7 hbs/dia.
Previsão
Hoje: ar seco e frio define as condições do tempo
Mínima: 9ºc Máxima: 17ºc
Sexta-feira: dia ensolarado. A massa de ar seco e frio ganha força.
Mínima: 8ºc
Máxima: 16ºc