Município libera vacina para população geral

Arroio do Meio

Município libera vacina para população geral

Após alcançar a meta de vacinação da gripe para os grupos de risco, o município libera doses para demais pessoas interessadas em se imunizar. Ontem, foram 250 aplicações divididas entre o Posto de Saúde Central e as ESFs de São…

Município libera vacina para população geral
Foto: Divulgação

Após alcançar a meta de vacinação da gripe para os grupos de risco, o município libera doses para demais pessoas interessadas em se imunizar. Ontem, foram 250 aplicações divididas entre o Posto de Saúde Central e as ESFs de São Caetano, Navegantes, Bela Vista e Aimoré.

A imunização segue durante o dia de hoje nos postos de São Caetano e Navegantes. O Posto Central terá 150 doses disponíveis e as fichas começam a ser distribuídas às 17h. Conforme a administração, o horário foi escolhido para dar oportunidade ao público que trabalha no horário comercial.

O município superou a meta de 80% de cobertura nos grupos de risco, estipulada pela campanha nacional de vacinação. Diante do surto de gripe A H1N1 no estado, a administração municipal antecipou o início da campanha para o dia 25 de abril.

Ao todo, 1.517 doses foram aplicadas para uma população calculada em 1.557, representando 97,4% de alcance. Cerca de 500 doses sobraram e foram oferecidas para pessoas foras da população de risco.

O grupo prioritário é composto por crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, pessoas de 60 anos ou mais, indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de doentes crônicos não transmissíveis.

A vacina oferece imunização contra os vírus influenza B, H1N1 (gripe A) e H3N2. Conforme pesquisa do Ministério da Saúde, a aplicação da dose pode reduzir até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e até 75% a mortalidade por complicações da influenza.

12_AHORARegião supera meta

Conforme a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, os municípios que cumprirem a meta têm autonomia para decidir sobre a oferta de vacinas para comunidade em geral. Em Lajeado, 1,4 mil unidades da vacina foram liberadas na segunda-feira, 30. A medida gerou intensa procura e as doses terminaram em menos de um dia.

Apenas cinco municípios do Vale não alcançaram o percentual exigido pelo Ministério da Saúde para os grupos prioritários. São eles Forquetinha, com 59,16% de imunização; Imigrante, com 68,52%,; Travesseiro, com 70,29%; Marques de Souza, com 71,74%; e Paverama, com 75,66%.

A campanha deste ano foi mais efetiva em relação a de 2015. No ano passado, 21 dos 37 municípios da região alcançaram cobertura de 80% do público-alvo. Em 2016, a média de cobertura no RS chegou a 90% da população de risco.

Atualização dos dados

A Secretaria Estadual da Saúde divulga hoje, às 9h, o boletim epidemiológico com os números atualizados sobre influenza e dengue. O último informe apontou 384 casos da gripe A no RS, com 72 mortes. Dessas, 71 foram atribuídas ao vírus H1N1.

Conforme o relatório, nove casos de gripe A foram registrados na região. Arroio do Meio, Lajeado e Teutônia tiveram duas confirmações cada. Boqueirão do Leão, Roca Sales e Santa Clara do Sul têm um caso registrado. Nenhuma morte pela doença foi registrada na região.

Acompanhe
nossas
redes sociais