Audiência discute carências na telefonia

Vale do Taquari

Audiência discute carências na telefonia

Reunião organizada por comissão da Assembleia Legislativa ocorre em Teutônia

Audiência discute carências na telefonia
Vale do Taquari

Com uma população de dois mil habitantes, Poço das Antas é um dos municípios do Vale do Taquari mais prejudicados com os transtornos na telefonia móvel. Conforme dados do Executivo, 70% da população não consegue utilizar o celular em casa.

A maior carência de sinal é registrada nas localidades de Boa Vista, Santa Inês, Frizenberg e Kaisenberg. Para conseguir fazer ligações com o telefone móvel, moradores utilizam antenas externas.

Em 2009, a operadora Claro instalou uma antena no município, mas os problemas continuaram. “A situação aqui é crítica. Se sair do centro, não se pega mais sinal no celular”, destaca o responsável pela Secretaria de Obras, Euzébio Ludwig.

O Executivo se mobiliza e encaminha às operadoras pedidos de melhorias no serviço. Porém, o secretário da Administração, Hilberto Machado, destaca as dificuldades em conseguir um retorno. “As empresas sempre dizem que a demanda não é grande. Teria de ter mais autoridades reunidas para pressioná-las.”

Qualidade da telefonia em debate

Com o intuito de discutir os problemas em Poço das Antas e na região, uma audiência pública é organizada pela Comissão de Defesa do Consumidor e Assembleia Legislativa. O encontro ocorre às 19h de amanhã, no Colégio Teutônia.

De acordo com um dos organizadores, deputado Enio Bacci, o objetivo da audiência pública é mapear as áreas com problemas em todo o RS. Posteriormente, esses dados serão cruzados com o Procon. “Depois disso vamos trabalhar questões relacionadas à legislação.”

Para a audiência pública em Teutônia, foram convidadas autoridades regionais, representantes das empresas prestadoras de serviço e da comunidade.

Pesquisa evidencia insatisfação

O debate sobre as falhas no sistema de telefonia é recorrente na região. Em dezembro de 2014, o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) divulgou uma pesquisa sobre o assunto.
Das 28 cidades que responderam o questionário, 81,6% apontaram o sinal oferecido pelas operadoras como regular, ruim ou péssimo. Quanto à telefonia fixa, foi constatado que 46% dos municípios não tinha o serviço no interior.

Acompanhe
nossas
redes sociais