Com uma população de dois mil habitantes, Poço das Antas é um dos municípios do Vale do Taquari mais prejudicados com os transtornos na telefonia móvel. Conforme dados do Executivo, 70% da população não consegue utilizar o celular em casa.
A maior carência de sinal é registrada nas localidades de Boa Vista, Santa Inês, Frizenberg e Kaisenberg. Para conseguir fazer ligações com o telefone móvel, moradores utilizam antenas externas.
Em 2009, a operadora Claro instalou uma antena no município, mas os problemas continuaram. “A situação aqui é crítica. Se sair do centro, não se pega mais sinal no celular”, destaca o responsável pela Secretaria de Obras, Euzébio Ludwig.
O Executivo se mobiliza e encaminha às operadoras pedidos de melhorias no serviço. Porém, o secretário da Administração, Hilberto Machado, destaca as dificuldades em conseguir um retorno. “As empresas sempre dizem que a demanda não é grande. Teria de ter mais autoridades reunidas para pressioná-las.”
Qualidade da telefonia em debate
Com o intuito de discutir os problemas em Poço das Antas e na região, uma audiência pública é organizada pela Comissão de Defesa do Consumidor e Assembleia Legislativa. O encontro ocorre às 19h de amanhã, no Colégio Teutônia.
De acordo com um dos organizadores, deputado Enio Bacci, o objetivo da audiência pública é mapear as áreas com problemas em todo o RS. Posteriormente, esses dados serão cruzados com o Procon. “Depois disso vamos trabalhar questões relacionadas à legislação.”
Para a audiência pública em Teutônia, foram convidadas autoridades regionais, representantes das empresas prestadoras de serviço e da comunidade.
Pesquisa evidencia insatisfação
O debate sobre as falhas no sistema de telefonia é recorrente na região. Em dezembro de 2014, o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) divulgou uma pesquisa sobre o assunto.
Das 28 cidades que responderam o questionário, 81,6% apontaram o sinal oferecido pelas operadoras como regular, ruim ou péssimo. Quanto à telefonia fixa, foi constatado que 46% dos municípios não tinha o serviço no interior.