A empresa 4D Construções trabalha, desde a semana passada, na obra da Escola Municipal de Educação Infantil do bairro São Rafael. Iniciados em 2003, durante o governo do prefeito Silton Erico Weiand, os trabalhos foram paralisadas devido a problemas burocráticos.
O prédio de 150 metros quadrados está localizado ao lado do CTG Pagos de São Rafael, às margens da RSC-453. Os profissionais realizam melhorias no telhado, acessos, pintura, instalação de sanitários, portas e vidros.
Previsão é que o trabalho seja concluído na primeira metade de junho. Após, será feita a compra dos materiais escolares para a escola infantil. Conforme o secretário da Administração, Leandro Johner, o investimento municipal ultrapassa os R$ 120 mil.
A estrutura deverá estar apta a receber estudantes até o mês de julho. Conta com quatro salas de aula, refeitório, cozinha, lavanderia, dispensa, banheiros e secretaria.
Johner destaca que a Secretaria de Educação trabalha na estruturação do quadro de servidores para o novo educandário. “Em agosto queremos que a escola esteja em pleno funcionamento”, prevê.
Reivindicação antiga da comunidade
O novo educandário terá capacidade para atender 50 alunos de São Rafael, 25 de Julho, Boa Esperança, Picada Aurora, Augusta e Canarinho. Hoje, as crianças dessas comunidades precisam se deslocar até a escola infantil do centro.
Segundo a secretária da Educação, Cultura e Esporte, Aline Inês Dullius, a construção da creche é um pedido antigo dos moradores. Com o prédio em funcionamento, ela acredita que não haverá mais lista de espera para vagas na educação infantil municipal.
Esta será a sexta escola infantil da cidade. Em 2015, o Executivo inaugurou um educandário no Loteamento Popular, bairro Vila Rosa. O investimento passou de R$ 1 milhão. Conforme dados do ano passado, 328 crianças são atendidas na Educação Infantil e 601 no Ensino Fundamental.