Organizado pelo Colégio Martin Luther, o Festival Internacional de Voleibol chega à fase eliminatória neste sábado. Os jogos ocorrem, das 8h às 21h, nos ginásios da Soges e Ito Snell, ambos em Estrela.
As partidas finais e a definição dos campeões nas três categorias (mirim, infantil e infanto) ocorrem a partir das 8h de domingo, no ginásio Ito Snell. Conforme os organizadores, o festival deve terminar até as 14h.
Nesta 10a edição, a competição de base reúne 57 equipes e mais de 700 atletas. Elas representam 33 agremiações brasileiras, uruguaias, argentinas e peruanas. O número de participantes é o maior da história do evento esportivo.
Os jogos são disputados desde quarta-feira. A abertura oficial ocorreu nessa sexta-feira à tarde. Centenas de jogadoras lotaram a Praça Central para acompanhar o juramento, bênção e pronunciamento das autoridades.
Secretário de Esporte e Lazer, Júlio Saldanha parabenizou os organizadores pelo sucesso do evento e enfatizou o orgulho da cidade em sediar a competição internacional. “Vocês (atletas) podem sentirem-se estrelenses neste período.”
Com a frase “Vocês (atletas) são as constelações de estrelas deste evento,” o presidente da Federação Gaúcha de Voleibol (FGV), Carlos Cimino, citou a importância do esporte para a transformação das pessoas.
Durante a competição, o técnico da seleção brasileira infanto-juvenil, Maurício Thomas, a acompanha o desempenho das jogadoras. Ele enfatizou a relevância do festival para o fortalecimento do voleibol e a revelação de novos talentos.
Sobre o Festival Internacional
Realizado pela primeira vez em 2007, o Festival Internacional de Voleibol reuniu 25 equipes. Na época, o objetivo era motivar as atletas estrelenses e atrair a atenção da mídia ao recém-criado projeto de voleibol. Passadas nove edições, o evento se consolida.
Programação
Sábado
Jogos eliminatórios ocorrem a partir das 8h
Domingo
Partidas finais ocorrem a partir das 8h. Programação deve ser finalizada até as 14h