Geomate mapeará segmento de erva-mate

Estado

Geomate mapeará segmento de erva-mate

Radiografia será iniciada em junho. Cultura de 32 mil ha abrange 13 mil famílias

Geomate mapeará segmento de erva-mate
Estado

Foi assinada pelo governador José Ivo Sartori a portaria instituindo o cadastro ervateiro no estado. Agora, a cultura da erva-mate, um dos símbolos dos gaúchos, terá acompanhamento de plantio, qualificação da produção e industrialização.

Conforme o presidente do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Valdir Pedro Zonin, o Geomate deve entrar no ar em meados de junho. “Com o registro, teremos dados mais exatos sobre o tamanho e a localização da cadeia no estado. Hoje, juntamos números de diversas fontes, sem muita precisão.”

A meta é concluir a primeira fase do cadastro, que será abastecido permanentemente, até o fim do ano. Com a ferramenta – Sistema GeoMate/RS –, será possível a elaboração do cadastro ervateiro, pois o dispositivo permitirá o levantamento de todas as propriedades onde é plantada a erva-mate, assim como o número de viveiros, conforme o técnico da Secretaria da Agricultura, Tiago Antonio Fick, além do acompanhamento de vários outros fatores que envolvem a cultura.

De acordo com o secretário da Agricultura, Ernani Polo, a criação do cadastro é uma inovação, “que permitirá a potencialização do setor da erva-mate e consequentemente, seu crescimento e contribuição com a economia do estado”.

Durante a reunião com o governador, os produtores lembraram que a erva-mate não se resume somente ao chimarrão, mas à produção de farinha, com qual se faz pães e massas, cervejas, energéticos, cosméticos, dentre outros produtos, sendo uma importante fonte de proteína.

Hoje a estimativa é de que cerca de 13 mil propriedades cultivam a erva-mate no estado, assim como aproximadamente 200 produtores de mudas. São 32 mil hectares, em 318 municípios, 230 indústrias e 700 mil empregos gerados. Por ano são produzidas 270 mil toneladas. O RS exporta a erva-mate para cerca de 30 países, a começar pelo vizinho Uruguai.

Maior exportador

Várias autoridades da região alta do Vale do Taquari acompanharam a assinatura da portaria. O secretário do Desenvolvimento e da Agricultura, Roberto Pretto, de Encantado, destaca a importância da cultura para a economia.

Na cidade, apesar da área cultivada ser menos expressiva, está instalada a empresa líder na exportação da matéria-prima no RS. Destaca também a atuação de um moinho, pioneiro na produção de farinha, destinada para fabricar pães e massas. “O cadastro ajuda a desenvolver e qualificar a cadeia produtiva.” O Vale tem mais de 23 mil hectares cultivados e 40 empresas instaladas.

Saiba mais

O cadastro ervateiro será feito por meio do Sistema GeoMate/RS, criado pelo Instituto Brasileiro da Erva-mate (Ibramate), com auxílio de técnicos da Secretaria da Agricultura e da Universidade Federal de Santa Maria, integrado ao Google Maps, Google Earth e Bing Maps.

Acompanhe
nossas
redes sociais