Com números recordes, torneio inicia hoje

Festival Internacional de Voleibol

Com números recordes, torneio inicia hoje

Atletas brasileiras, uruguaias, argentinas e peruanas disputam o certame de Estrela

Com números recordes, torneio inicia hoje
Estrela

Cinquenta e sete equipes. Mais de 700 atletas, cerca de 200 jogos em cinco dias. Esses são alguns dos números que comprovam a grandeza do Festival Internacional de Voleibol. Considerado a maior competição de base feminina, o festival inicia hoje, em Estrela (veja programação no boxe).

Na 10ª edição, o evento esportivo organizado pelo Colégio Martin Luther bate recorde no número de participantes. Para um dos idealizadores, Marcelo Sehn, o “Senão”, esse é o reflexo da consolidação do festival. “Cada ano o evento vem crescendo e melhorando o nível técnico. Isso motiva as equipes a participarem.”

Como vantagens do torneio, destaca a divulgação do município em âmbito nacional, incentivo às atletas da região e lucro do comércio local. “São centenas de atletas que vão ficar aqui nos próximos cinco dias. Estimamos que gire em torno de R$ 200 mil com a venda de produtos.”

Além dos jogos, o torneio proporciona o aperfeiçoamento dos treinadores. Amanhã à noite, ocorre o seminário técnico com o atual vice-campeão da Superliga Nacional feminina, Ricardo Picinin, e com o técnico da seleção brasileira infanto-juvenil, Maurício Thomas (enviado pela Confederação Brasileira de Voleibol, ele também acompanha os confrontos e o potencial das atletas).

Cinco dias de jogos

O Festival Internacional de Voleibol é disputado em três categorias: mirim (2003), infantil (2001) e infanto (1999). Reúne atletas de 12 a 17 anos. Além do RS, elas representam equipes de quatro estados (Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina) e do Uruguai, Argentina e Peru. As jogadoras ficam alojadas no colégio Martin Luther durante os cinco dias do evento.

Do Vale do Taquari, participam as equipes do Martin Luther, de Estrela, e Ceat, de Lajeado.

Senão enfatiza a dificuldade de apontar favoritos. “Vêm muitas equipes que a gente não conhece e muitas equipes que sabem que são boas.” Os cerca de 200 jogos serão disputados nos ginásios do Martin Luther e da Soges. Na primeira fase, as equipes são divididas em chave. As quatro melhores passam às semifinais.

[bloco 1]

Consolidação

Realizado pela primeira vez em 2007, o evento reuniu 25 equipes. O objetivo dos organizadores era motivar as atletas estrelenses e atrair a atenção da mídia ao recém-criado projeto de voleibol.

Passadas nove edições, o evento se consolida. O número de inscritos neste ano dobrou, o que evidencia a importância da competição.

Programação

Hoje
Manhã – Chegada das delegações
16h – Início dos jogos
22h – Previsão de término

Amanhã
8h – Início dos jogos
19h30min – Seminário técnico
22h – Previsão de término

Sexta-feira
8h – Início dos jogos
13h30min – Abertura oficial do evento na Praça Central do município
22h – Previsão de término

Sábado
8h – Jogos semifinais
22h – Previsão de término

Domingo
8h – Jogos finais (entrega da premiação ocorre no fim de cada disputa)
14h – Encerramento do festival

Acompanhe
nossas
redes sociais