Câmara aprova verba a projeto de vôlei

Estrela

Câmara aprova verba a projeto de vôlei

Em sessão solene, vereadores prestaram homenagens aos 140 anos do município

Câmara aprova verba a projeto de vôlei
Estrela

As atividades em celebração aos 140 anos de emancipação político-administrativa chegaram ao Parlamento. Ontem à noite, uma sessão solene da câmara prestou homenagem à data, comemorada na sexta-feira, 20.

Antes, ocorreu reunião ordinária, com a votação de três projetos de lei. Um deles permitiu auxílio financeiro de R$ R$ 33,8 mil à Associação Vale do Taquari de Esportes (Avates). O aporte visa dar prosseguimento ao projeto Estrela: Capital do Vôlei, e visa cobrir despesas federativas, médicas e fisioterápicas, além de materiais de divulgação e esportivos.

A aprovação ocorreu após a manifestação do presidente da Avates, Rodrigo Rother, na tribuna livre. Segundo ele, a verba será utilizada em projeto iniciado no ano 2000, em parceria com o colégio Martin Luther, que colocou Estrela no mapa do esporte.

“Hoje somos reconhecidos no cenário nacional e internacional, pela quantidade de atletas que integram equipes profissionais, seleções de base, e os bons resultados nas competições”, alega. No ano passado, quatro atletas que passaram pelo projeto jogaram a superliga nacional e seis a superliga B. Outras duas jogam a liga norte-americana.

Conforme Rother, os alunos do Estrela: Capital do Vôlei também são convocados com frequência para a seleção brasileira de base. Nos últimos 11 anos, nada menos que 18 atletas representaram o país em competições internacionais.

O presidente da entidade também falou sobre o projeto esportivo e social Criança Esporte Clube. Mais 700 crianças da rede pública de ensino integram a iniciativa, que oferece aulas de vôlei no turno inverso ao escolar. Em Estrela, são 350 crianças atendidas.

Rother ainda falou sobre o festival internacional do esporte que começa amanhã no município. Segundo ele, 59 equipes de cinco estados e quatro países da América do Sul integram o evento.

Segundo o presidente da Avates, todo esse trabalho só é possível graças ao apoio de empresas privadas e do poder público. “Não seria viável apenas com uma das partes”, alega. De acordo com Rother, o projeto ainda desenvolve ações em conjunto com as secretarias de Educação, Saúde, Esportes e Lazer.

Outros projetos

Ainda foi aprovada a contratação emergencial de um servente à Secretaria de Administração. O trabalhador terá carga horária de 40 horas semanais e contrato de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período. Outro projeto abriu créditos para o pagamento de restituições trabalhistas e indenização por demissões nas secretarias de Esporte e Lazer, Agricultura e Cultura.

Para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, foram liberados recursos para o Abrigo Pousada da Criança. Na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, foi autorizada a reforma do arquivo morto da antiga Ambev.

Sessão Solene

Realizada após a reunião ordinária, homenageou os 140 anos de emancipação político-administrativa do município e os 51 anos do Festival do Chucrute. Representando o Legislativo, o presidente da câmara, Adriano Scheeren (PSB) enalteceu o desenvolvimento da cidade.

“Só chegamos até aqui graças ao nosso povo”, afirmou. Segundo ele, a comunidade de Estrela é trabalhadora e dedicada, características que remontam aos primeiros imigrantes que chegaram à localidade. Scheeren reforçou a importância do Festival do Chucrute para manter viva as tradições germânicas que fazem parte da raiz da comunidade. Para o vereador, o evento é um dos principais do estado no segmento.

Acompanhe
nossas
redes sociais