O Grêmio recebe neste domingo, às 16h, o Flamengo, na Arena, pela 2ª rodada do Brasileirão. Em busca da primeira vitória na competição, o elenco de Roger tem a seu favor o retrospecto como inspiração para o duelo. O Tricolor nunca foi derrotado em seu novo estádio por um rival carioca. De quebra, conserva invencibilidade de mais de 21 anos anos sobre o Fla em jogos em casa pelo Nacional – desde os tempos do Olímpico.
O Grêmio inaugurou a Arena em 8 de dezembro de 2012. De lá para cá, mandou ao todo 11 jogos em sua moderna casa contra os quatro grandes do Rio. Foram oito vitórias e três empates entre duelos por Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. O aproveitamento é de 81,8%.
Pelo Brasileirão, o Grêmio não é derrotado pelo Flamengo em Porto Alegre, em confrontos pelo Nacional, há quase 22 anos. Desde 19 de novembro de 1994, na sexta rodada do returno do campeonato daquele ano, ainda dividido em duas chaves de oito participantes.
O Tricolor foi derrotado por 1 a 0 pelo Urubu, com gol de Nélio, com uma formação que tinha ídolos como Danrlei, Arílson e Roger Machado e era comandada por Felipão. A equipe do Flamengo tinha Paulo Nunes, que, um ano mais tarde, rumou ao Tricolor para ser campeão da Libertadores, no bi da América.
O provável time que entra em campo neste domingo é: Marcelo Grohe, Ramiro (Edilson), Pedro Geromel (Werley), Fred, Marcelo Oliveira, Wallace, Maicon, Giuliano, Everton (Douglas), Luan e Bolaños. Já o Flamengo deve ir a campo com Paulo Vitor, Rodinei, Léo Duarte, Juan, Jorge, Cuéllar, Willian Arão, Everton, Mancuello, Ederson e Emerson.