Encantado sediou a 3ª etapa do Campeonato Gaúcho de Ciclismo no fim de semana passado. Ao todo, 131 ciclistas participaram da competição em 15 categorias. A realização foi da Federação Gaúcha de Ciclismo e Associação Encantadense de Ciclismo em parceria com os governos de Relvado e Encantado, por meio da Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo, Polícia Rodoviária Estadual e Brigada Militar dos dois municípios.
A tarde de sábado foi marcada pelo Giro das Montanhas, um percurso aproximado de 45 quilômetros entre Encantado e Relvado. A concentração e largada foram na comunidade São Carlos – Jacarezinho, em frente à igreja. Os ciclistas passaram também pelas linhas Santa Terezinha, Barra do Coqueiro e São Rafael até chegarem ao centro de Relvado.
No domingo, houve a etapa do Desafio da Lagoa com concentração no pé do morro da Lagoa da Garibaldi. A prova de “crono escalada” foi um desafio contra o relógio, pois consistiu na subida do morro até a Lagoa da Garibaldi em menor tempo. Essa etapa contou com premiação para os 20 melhores escaladores. A Etapa Circuito, na avenida Padre Anchieta, teve que ser cancelada em função da chuva e do vento.
Conforme a secretária da Juventude, Desporto e Turismo, Caroline Possamai, a participação e a integração dos atletas foram algo marcante. “Estava emocionante ver as pessoas assistindo aos ciclistas no sábado à tarde e ver a paixão pelo esporte estampada no rosto de cada competidor”, mencionou.
O presidente da Associação Encantadense de Ciclismo, Leivis Riboldi, destaca que, mesmo com a chuva no domingo, a competição reuniu dezenas de atletas. “A etapa foi muito boa, principalmente o Giro das Montanhas, que foi algo diferente e que agradou a todos os participantes.”