Após 11 meses, Blindados volta a ter patrocínio

Esportes

Após 11 meses, Blindados volta a ter patrocínio

Unimed vai apoiar equipe de cadeirantes e garantir participação nas competições em 2016

Após 11 meses, Blindados volta a ter patrocínio
Lajeado

Uma entrevista coletiva, ontem de manhã, marcou o início da parceria entre a Unimed e o Blindados do Vale. O contrato foi assinado pelo presidente da única equipe de basquete em cadeira de rodas da região, Nestor Martinelli, durante o evento na sede da cooperativa de saúde, em Lajeado.

O valor do patrocínio não foi informado, entretanto, conforme o diretor de Marketing, Carlos Rech, “é o maior que a Unimed dos Vales do Taquari e Rio Pardo oferece a uma equipe esportiva.” O recurso garantirá as atividades do Blindados durante o ano. Além do dinheiro, os cadeirantes e comissão técnica receberam uniformes.

Desde junho do ano passado, a equipe de basquete em cadeira de rodas estava sem patrocinador. Conforme a coordenadora Reni Lawall, o grupo se manteve graças à superação dos atletas, trabalho voluntário feito pela comissão técnica e ajuda financeira de amigos. “Pegávamos carros emprestados para ir às competições ou ganhávamos ajuda de R$ 50 de pessoas que admiravam a equipe.”

Reni destaca as dificuldades em conseguir um novo patrocinador. “Ouvimos tantos ‘nãos’ e tantos ‘talvez no próximo ano’ que achávamos difícil conseguir ajuda.”

Foi então que a Unimed se sensibilizou com a causa e procurou os representantes do Blindados para firmar a parceria. Segundo o presidente da cooperativa, Aldo Pricladnitzki, a equipe é exemplo de superação. “Vocês são verdadeiros campeões. Mostram que mesmo com as deficiências é possível praticar um esporte e fazer tudo isso.”

O novo patrocínio serviu de motivação aos 12 atletas e comissão técnica para seguirem evoluindo. “Isso mostra que alguém dá crédito para nosso trabalho. Vamos tentar corresponder com novas conquistas,” destaca o cadeirante José Carlos Lourenço.

Nos últimos dois anos, o Blindados ganhou quatro títulos estaduais (veja no boxe). É considerada a segunda melhor equipe entre as 15 de basquete em cadeira de rodas do RS – atrás apenas do Caxias.

Blindados em âmbito nacional

A prática do basquete sobre rodas surgiu em 1994 em um projeto da Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil). Após pedidos insistentes dos atletas, em 2007, foi criado o Blindados do Vale, possibilitando a participação em competições.
Com os bons resultados e o patrocínio, o técnico do Blindados, Crístofer Negri, sonha em levar a equipe para as competições nacionais. “Tenho certeza que temos atletas aqui que podem jogar até na seleção brasileira.”
Outra meta dos representantes do Blindados do Vale é criar o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Assim, o Blindados se credencia para receber recursos por meio da lei de incentivo, na qual a empresa desconta os valores do Imposto de Renda.

Próximas competições

Neste ano, o Blindados venceu os dois amistosos disputados. Contra o Leme, em Novo Hamburgo, a vitória foi de 39 a 35. Em Santa Cruz do Sul, derrotou o Aspede por 53 a 29.
Nos dias 28 e 29, o Blindados participar da Copa Campo Bom. Em 2014, a equipe venceu a competição. “Estamos indo lá para chegar ao menos na final,” destaca Negri. Para setembro, está programada mais uma edição da Copa Lajeado – sediada pelo Blindados.

Títulos

1° lugar na Copa Leme (2014)
1° lugar na Copa Campo Bom (2014)
1° lugar no Torneio Notre Dame (2014)
2° lugar no Sul-Brasileiro de Basquete (2014)
3° lugar nos Jogos Intermunicipais do RS para Pessoas com Deficiência (2014)
1° lugar na Copa Leme (2015)

Acompanhe
nossas
redes sociais