Fórum debate gestão do setor leiteiro

Vale do Taquari

Fórum debate gestão do setor leiteiro

Lançamento da programação ocorre amanhã, às 19h30min, no Colégio Teutônia

Fórum debate gestão do setor leiteiro
Vale do Taquari

Um dos principais focos da 10ª edição do Fórum Tecnológico do Leite e 6ª Feira Agro Comercial será a implantação de sistemas para aprimorar a gestão das propriedades. O lançamento ocorre amanhã, a partir das 19h30min, no miniauditório do Colégio Teutônia.

Segundo o coordenador Márcio Mügge, o objetivo é apresentar ao produtor as inovações tecnológicas e discutir diferentes sistemas produtivos viáveis e possíveis de serem implantados nas propriedades leiteiras da região. “Nossa meta é trazer modelos distintos de produzir leite e aprimorar o gerenciamento.”

Mügge destaca a importância social e econômica do setor. Frisa que o modelo adotado no Vale do Taquari, onde mais de 90% da produção é feita por agricultores familiares em pequenas áreas de terra, precisa ser mantido. “Ele é quase único no mundo e nos preocupa a falta de sucessores. Queremos auxiliar para que a forma de produzir se mantenha, seja viável, ajudar na introdução de novas tecnologias, adequadas para cada propriedade e se aprimore cada vez mais a gestão do processo da porteira para dentro.”

Haverá painel sobre sistemas de produção, com relatos de produtores bem-sucedidos em diferentes sistemas de produção leiteira, como leite à base de pasto, free stall (galpão de confinamento de animais em sistema de baia/cama individual) e compost barn (galpão de confinamento de animais em sistema de cama coletiva).

Entre as novidades desta edição, destaca os três dias de campo que serão realizados até setembro, quando ocorre o evento. O primeiro será no dia 16 de junho, das 14h às 16h30min, com foco nas tecnologias de precisão, com parceria de empresas de máquinas e implementos agrícolas. No dia 21 de julho, também das 14h às 16h30min, o dia de campo destaca nutrição e qualidade do leite.

No dia 18 de agosto, no mesmo horário das edições anteriores, o dia de campo apresenta programa de criação de terneiros como opção complementar à atividade leiteira nas propriedades, como ideia inovadora para geração de renda. Todas as atividades ocorrem na Granja do Colégio Teutônia.

No mesmo dia, das 17h30min às 21h, haverá mostra de trabalhos de iniciação científica dos estudantes dos cursos técnicos do Colégio Teutônia. Durante a feira, nos dias 21 e 22 de setembro, além de palestras técnicas, estão previstas estações temáticas e a Escolinha do Leite coordenada pela Cooperativa Languiru, na qual será apresentado o trabalho realizado desde a propriedade até a mesa do consumidor. “Ser transparente é fundamental. Temos que dar segurança, mostrar que o produto que o pai oferece ao filho é de qualidade.” Ainda haverá concurso de leite em metro, exposição de máquinas, equipamentos e agroindústrias.

Saiba mais

O fórum marca as comemorações pelo Dia Estadual do Leite em Teutônia, data celebrada anualmente na terceira quarta-feira do mês de setembro, enaltecendo a importância da bebida para a população e incentivando o consumo do alimento.

Acompanhe
nossas
redes sociais