O lançamento da programação de aniversário dos 45 anos da Apae foi realizado na sexta-feira passada, com apresentação artística e solenidade de denominação do auditório. O espaço recebeu o nome do fundador e primeiro presidente Tharcísio Werlang.
O auditório, inaugurado em 2013, é utilizado pelos alunos para atividades artísticas e pela comunidade escolar (pais e professores) para reuniões, encontros, congressos e seminários.
De acordo com a diretora da Apae, Stefanie Casagrande, o trabalho de Tharcísio Werlang é reconhecido na comunidade encantadense por ter proporcionado um espaço de saúde, educação e assistência social a crianças com deficiências.
Uma peça de teatro encenada pelos alunos foi apresentada. Sob a coordenação da professora Patrícia Funcke, 15 crianças interpretaram a peça Voz do Coração. A encenação será apresentada no dia 31 em Ijuí.
A programação de aniversário da Apae continuará sendo realizada uma vez por mês até o dia 23 de dezembro – data em que a entidade foi fundada na cidade.
O próximo evento será no dia 10 de junho, na Festa de São João, no auditório da Petran, da Suinofest. Na ocasião, haverá palestra sobre microcefalia com o André dos Anjos, geneticista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
A Apae tem 80 alunos e atende cerca de 50 pacientes extras todos os dias. Para dar conta da demanda, há 40 funcionários.
Estrutura social fundamental
Segundo a diretora, a entidade é essencial para as famílias. São atendidos alunos dos 6 aos 60 anos. “Recebemos de volta toda a gratidão dessas famílias pelo atendimento oferecido.” Stefanie afirma que seria impossível dar continuidade ao trabalho sem a ajuda dos parceiros. Hoje, a principal dificuldade é a financeira. Mas, segundo ela, a ajuda da comunidade empresas e associados proporciona a continuidade dos trabalhos oferecidos aos alunos.