Arte Sesc inicia programações mensais

Vale do Taquari

Arte Sesc inicia programações mensais

Peça teatral abre circuito do mês. Debate sobre livros, música e poesia ocorrem

Arte Sesc inicia programações mensais

A peça O Rato, apresentada pelos paranaenses da Pivete Companhia de Arte, neste sábado, 7, abre a programação do Arte Sesc – Cultura Por Toda a Parte. O evento ocorre no Teatro Sesc, com entrada gratuita.

Durante a atividade, a organização arrecadará alimentos não perecíveis para o Programa Mesa Brasil. Para a agente de Cultura e Lazer do Sesc Lajeado, Claudine Becker, o evento voltado para o público infantil é uma alternativa à demanda por atividades do tipo nos municípios. O teatro tem capacidade para receber até 150 pessoas.

Com a atuação em mais de 30 municípios, afirma, a unidade inventiva práticas na cultura, esporte e lazer por mei da parceria com artistas locais e de outras regiões. Para os municípios, ressalta a economia com o desenvolvimento de atividades ligadas às áreas. “Se muitos tivessem que contratar individualmente, não fariam.”

O mesmo local sedia, no dia 11, a sétima temporada do Pratas da Casa Acústico, cujo ingresso é um quilo de alimento. Dessa vez, os participantes são os músicos da banda Legionários. Com integrantes de Estrela, Lajeado, Arroio do Meio e Encantado, o grupo foca no rock nacional e apresentar os sucessos da Legião Urbana.

Os participantes ainda podem acompanhar o filme O Menino e o Mundo, pelo CineSesc. Com entrada franca e sessões entre as 9h e 14h, será exibido em Arvorezinha, no dia 20, e em Lajeado, no dia 31. Em Encantado, o grupo Luz e Cena apresenta Entrando pelo Cano, às 9h30min, 14h e 15h30min.

A exibição faz parte do Projeto Teatro a Mil. Paralela à atividade em Encantado, integrantes do Sesc Mais Leitura percorrem escolas com a Kombina. A Kombi adaptada é um ponto de cultura móvel, que estaciona em frente às escolas.

Exposição de artes

As peças da exposição “A Cena Que Não Se Vê”, do artista plástico Marcos Gomes, podem ser conferidas no Sesc Lajeado até o dia 28, com entrada gratuita. Nos sábados, o horário é das 8h às 12h. De segunda-feira a sexta-feira, das 8h e às 20h. Nas peças, Gomes aderiu à técnica do dripping, na qual aproveita os traços criados com pingos de tinta para compor os desenhos.

Literatura ganha espaço

As atividades programadas também dão atenção à literatura. Pelo Projeto Outras Plumas, no dia 16, às 19h, a biblioteca do Sesc recebe oficinas sobre o livro A Hora da Estrela, de Clarice Lispector.

Além de Lajeado, Relvado terá a ações destinadas ao incentivo à literatura, com a Mostra Cordel, no Ginásio Municipal. Ele ocorre entre nos dias 17 e 18, e visitação entre as 8h30min e 17h.

Arvorezinha receb entre os dias 12 e 23 exposição de trechos das poesias do poeta e escritor gaúcho Mario Quintana. Ela ocorre no Ginásio Poliesportivo Aquino Marin com visitação das 8h30min às 23h. Além da obra, a atividade retrata parte da vida do artista, dividida entre a infância em Alegrete e Porto Alegre.

Acompanhe
nossas
redes sociais