Microempreendedores recebem orientação

Vale do Taquari

Microempreendedores recebem orientação

Até ontem, 82 pessoas participaram das oficinas oferecidas pelo Sebrae no Vale

Microempreendedores recebem orientação

Encerra hoje a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) promovida pelo Sebrae. Desde segunda-feira, a entidade oferece minicursos aos empreendedores.

Entre os temas abordados, desde ações para melhorar as vendas até a administração financeira das microempresas. No Vale, as ações ocorreram em Lajeado, Encantado e Taquari, e reuniram 82 pessoas até ontem.

Na avaliação do técnico em atendimento do Sebrae, Ademir Ewald, os participantes demonstraram interesse em se aperfeiçoar. Segundo Ewald, que ministrou uma das oficinas, entre as principais dúvidas dos participantes está a formação de preço.

Após atuar por cinco anos com carteira assinada e cerca de três anos como autônomo, Daniel Padilha dos Santos resolveu regularizar o seu trabalho no ano passado. Aos 27 anos, o prestador de serviços na área da construção civil se diz satisfeito com a decisão de se tornar um microempreendedor. “A adaptação ao MEI foi muito boa, pois rende mais do que trabalhar em uma empresa.”

Participante destaca aumento na renda

Mesmo satisfeito, Santos lembra das dificuldades para se adaptar à vida de microempreendedor. A principal foi em relação ao valor da nota fiscal. “O valor da nota para se manter como MEI é baixo, e na minha área qualquer obra já tem valores altos. Então tive de abrir mão de alguns serviços”, relata.

Santos ressaltou ainda a importância de buscar mais informação para gerir o negócio. “Se tivesse uma oficina por mês, eu viria. Vale a pena perder um dia de trabalho para ganhar mais formação.”

Impulsionam a economia do país

As microempresas se tornaram fundamentais para economia do país, com crescimento de 20% de em janeiro de 2016. Elas se tornaram as líderes em registros no Brasil. O Vale tem hoje 7,99 mil microempreendedores individuais. As cidades com maior número são Lajeado (2,24 mil), Estrela (765), Taquari (677) e Teutônia (584).

Acompanhe
nossas
redes sociais