Lajeado confirma 1º caso de gripe A

Lajeado

Lajeado confirma 1º caso de gripe A

Idosa do bairro Moinhos ficou internada por três dias durante o mês passado

Lajeado confirma 1º caso de gripe A

Duas semanas depois de detectar a presença do vírus H1N1 no Presídio Estadual de Lajeado, a Secretaria Estadual de Saúde confirma o primeiro caso de gripe A contraído na cidade.

Trata-se de uma moradora de 67 anos do bairro Moinhos, que ficou internada no Hospital Bruno Born durante três dias no mês de abril.Ela apresentava sintomas da doença, como falta de ar, dor muscular e febre. Foi medicada com

Tamiflu em quarto normal e retornou para casa. Não se sabe a maneira como a idosa contraiu a doença.
Outras quatro pessoas têm sintomas parecidos e estão sob cuidados. Duas estão internadas no HBB e outras duas aguardam os resultados dos exames.

Embora tenha a confirmação de que o vírus circula pelo município, a técnica em Enfermagem da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarche, tranquiliza a população. “Tivemos esse caso mais grave em que a pessoa ficou internada em quarto normal e se recuperou. Vamos continuar seguindo as orientações para evitar novos casos.”

Na unidade básica de saúde do bairro Moinhos, onde a idosa reside, a Secretaria de Saúde ampliou o horário da vacinação. Antes era realizado apenas de manhã para crianças. Agora, um profissional atua à tarde aplicando as doses em adultos do grupo de risco.

“Imaginamos que teria mais procura no bairro por causa da confirmação do caso. Assim resolvemos destinar mais um profissional ao local,” destaca Juliana.Os postos de saúde atendem das 7h30min às 11h e das 12h30min às 16h. O Centro de Saúde Central tem horário estendido nesta semana: das 8h às 19h.

Gripe A no presídio

Análises laboratoriais confirmaram dois casos de gripe A no dia 19 de abril. O contágio foi classificado como surto e suspendeu temporariamente as visitas de familiares e amigos.

Cuidados básicos

*Manter ambientes ventilados
*Evitar aglomerações
*Lavar às mãos com água e sabão ou álcool em gel
*Se tiver sintomas da gripe A (febre, tosse, dor de garganta), procurar um médico e evitar contato com outras pessoas

Acompanhe
nossas
redes sociais