Evento evidencia música tradicionalista

Lajeado

Evento evidencia música tradicionalista

Bairro Hidráulica recebe lançamento de álbum durante o 1ºLajeado EnCanto, em maio

Evento evidencia música tradicionalista

A estreia do Lajeado EnCanto também marcará o lançamento do CD Eu, O Rio e O Tempo, do tradicionalista Atahualpa Maicá.

Será o terceiro álbum do cantor, compositor, violonista. Ele é filho de Valdomiro e sobrinho de Cenair Maicá, considerado um dos grandes nomes da música missioneira.

Ele ocorre na Enter.T Eventos, na rua Nossa Senhora do Caravagio, 37, no bairro Hidráulica, a partir das 20h. Além da data, também ocorrem atividades nos dias 15 de julho e 21 de outubro. De acordo com a organizadora Cristiani Bolzan, a proposta surgiu de conversa com amigos sobre a necessidade de atividades voltadas à música. Segundo ela, uma das características do evento é a possibilidade dos participantes escolherem, por um questionário, os próximos participantes.

Após as primeiras apresentações, afirma, novas edições podem ocorrer em 2017. A tendência é de até cinco noites sejam agendadas, sempre com ingressos limitados a 200 pessoas. “Acredito que agregará muito, pois, além da apresentação de vários músicos e instrumentistas, várias histórias pessoais, mesmo nas músicas.” Os ingressos estão à venda por R$ 50 e dão direito a um CD do músico e participação em coquetel. Eles podem ser comprados na Padaria Suíça, Recanto Animalia e Academia Podium.

Saiba mais

Atahualpa mora em Lajeado. Residiu no Paraná, onde manteve dois grupos de música tradicionalista. Lançou, em 2015, o Terra Santa, com o Grupo Paraná, e o Tributo a Cenair Maicá, gravado com familiares, em homenagem aos 25 anos da morte do ícone tradicionalista.

Aos 16 anos, participou do CD Missioneiro, um Tesouro Guarany, de Valdomiro Maicá. Em 2004, do DVD Raiz Missioneira, também ao lado do pai. Três anos depois, em 2007, gravou o CD e DVD Sepé Tiaraju. Já em 2010, lançou seu primeiro CD, Raízes Cravadas.

Atahualpa foi um dos representantes do Primeiro Encontro das Quadro Bandeiras, em 2012. O evento ocorreu em Posadas, Argentina, como forma de pedido de perdão do Paraguai pela Guerra da Tríplice Aliança e tentativa de uma nova aliança cultural entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

No mesmo ano, integrou o DVD Fronteiros, de Valdomiro Maicá, e, em 2013, lançou o segundo CD próprio O Desabafo Ameríndio. Contabiliza participações em festivais Última Tareja e Nativista Baqueria de Los Piñales, de Vacaria. Nesse, conquistou o 1º lugar com a Chacarera do Laçador.

Acompanhe
nossas
redes sociais