Faltas de pacientes a exames atingem 35%

Estrela

Faltas de pacientes a exames atingem 35%

Percentual se refere a agendamentos na capital

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O elevado número de pacientes que falta às consultas ou exames especializados via SUS em outros hospitais gaúchos causa prejuízos ao poder público e prejudica toda a rede de atendimento. O maior índice é registrado nos agendamentos em Porto Alegre, onde 35% das pessoas não comparecem no dia combinado. Os números são relativos aos primeiro trimestre deste ano.

O segundo percentual mais expressivo ocorre no caso de agendamentos para Taquari, referência em oftalmologia no Vale do Taquari. Nesse caso, 30% dos pacientes não compareceram às consultas entre janeiro e março. Na mesma cidade, na clínica credenciada pelo Estado para mamografia, foram 25%.

De acordo com o secretário da Saúde, Elmar Schneider, dos 16 exames que a secretaria pode encaminhar ao mês para a clínica em Taquari, quatro pacientes faltaram. Em Estrela, que também tem clínica que realiza mamografia, chegam a 12,5% as faltantes.

Para Encantado, também referência em oftalmologia, o percentual de faltantes ficou em 25%. Em Teutônia, onde há atendimentos na área de traumatologia, vascular e otorrinolaringologia, cerca de 6% dos pacientes agendados não compareceram.

Schneider cita o caso do hospital de Canoas, onde é feito o atendimento pelo SUS dos casos de alta complexidade em traumatologia. Nesse, foi constatado que 6% dos pacientes faltaram às consultas agendadas. O secretário informa que o agendamento é feito na Secretaria da Saúde, que na maioria dos casos também faz o transporte dos pacientes.

São vários veículos que fazem o serviço, deslocando-se diariamente para municípios como Porto Alegre, Encantado, Taquari, Teutônia e Canoas. No primeiro trimestre, mais de dez mil pacientes foram encaminhados para consultas ou exames especializados.

Schneider ressalta que as faltas retiram a oportunidade de outros pacientes receberam atendimento naquele dia. Por isso, pede que aqueles que não puderem comparecer avisem com antecedência à secretaria, para que possa ser substituído o ausente ou reagendado o atendimento. O usuário que não comparece, aponta, também pode perder a prioridade numa próxima solicitação de consulta ou exame.

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