Moradores flagram caminhão do município trafegando em ponte

Estrela

Moradores flagram caminhão do município trafegando em ponte

Passagem sobre o Boa Vista é proibida para veículos pesados

Moradores flagram caminhão do município trafegando em ponte
Estrela

Um vídeo caseiro divulgada pelas redes sociais mostra um caminhão da administração municipal transitando sobre a ponte que liga os bairros São José e Boa União.

A estrutura, que ficou mais de um ano interditada entre 2012 e 2013, é limitada ao tráfego de veículos leves e com altura inferior a 2,7 metros. Governo admite a infração e afirma ter emitido comunicado interno para orientr os motoristas.

O caminhão foi filmado no sábado retrasado, 16, por volta das 9h. Antes de cruzar pela ponte de madeira e ferro sobre o Arroio Boa Vista, motoristas e funcionários da Secretaria de Obras haviam carregado o veículo com galhos e entulhos recolhidos de um aterro próximo à estrada municipal de Linha São José.

A ponte é de responsabilidade do Daer. O peso limite permitido é de cinco toneladas. Em ambas as cabeceiras, há placas sinalizando a proibição do tráfego de caminhões. “São cerca de três viagens por manhã aos sábados. Imaginem durante os outros dias da semana”, escreveu Natália Schwarzer, em sua página no Facebook, junto do vídeo.

Moradora do bairro São José, Natália trabalha no Boa União. “Seguidamente a ponte precisa de reformas. A população vem respeitando a restrição, porém, os caminhões que eu vejo passando todos os sábados são da prefeitura de Estrela.” Natália utiliza a ponte todos os dias e, quando a estrutura foi interditada em 2012, precisou se deslocar pela BR-386 para chegar ao trabalho.

“Quem deveria dar exemplo não faz o tema de casa”

Sua postagem teve diversos compartilhamentos. O fato também foi denunciado junto à Ouvidoria da prefeitura. Natália afirma ainda que o prefeito, Rafael Mallmann, contatou com ela. “Ele agradeceu o alerta e disse que tomaria as providências para que não aconteça mais. Quero ficar de olho para ver se ainda estão passando.”

Segundo ela, os limitadores de altura instalados no ano passado foram arrancados. Eles eram de madeira, e hoje há apenas os postes laterais dessa estrutura. “Aqueles que deveriam estar dando o exemplo, não estão fazendo o tema de casa. Simplesmente vergonhoso”, postou. De acordo com o município, “a Secretaria de Obras já emitiu um comunicado interno e orientou os motoristas a não tomar aquele caminho.”

Problemas recorrentes no local 

Em junho de 2010, o Daer interditou pela primeira vez a ponte com pouco mais de 60 metros de extensão, instalada no quilômetro 38 da ERS-129. Um dia depois, a estrutura foi liberada pela superintendência da autarquia, com a proibição do tráfego para veículos com mais de cinco toneladas.

No segundo semestre de 2012, após ação movida pelo Ministério Público (MP), o Daer foi obrigado a interditar outra vez a passagem sobre o Arroio Boa Vista. Após impasse com o governo municipal sobre a responsabilidade pela manutenção da estrutura, a autarquia estadual iniciou a reforma em outubro daquele ano.

Passado mais de um ano da interdição, o tráfego foi liberado. Pilares e peças de madeira foram substituídas e houve nova concretagem dos blocos. Em maio de 2015, o Daer proibiu novamente o tráfego durante alguns dias para nova troca de tábuas, de pinos e contrapinos. Também foram instalados os limitadores de madeira, já derrubados.

Acompanhe
nossas
redes sociais