Fim de semana abafado precede redução brusca nas temperaturas

Vale do Taquari

Fim de semana abafado precede redução brusca nas temperaturas

Mínima deve ficar abaixo dos 10ºC a partir de terça-feira à noite

Fim de semana abafado precede redução brusca nas temperaturas

As temperaturas amenas registradas nessa sexta-feira foram uma prévia de como deve ser a próxima semana na região, quando a mínima fica abaixo dos 10ºC.

Mas antes disso, um ar quente avança sobre o território gaúcho, deixando o tempo quente e abafado ao longo destes sábado e domingo, com a máxima prevista em 27ºC. De acordo com o Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates, de Lajeado, o ar quente volta a ingressar no RS neste sábado e estimula a formação de instabilidades. Em virtude disso, o dia deve apresentar o predomínio de nebulosidade, com condição para chuva a qualquer hora.

No domingo, informa o centro, o sol aparece acompanhado de nuvens e ocorre sensação de abafamento. Contudo, no decorrer do período, uma frente fria avança em direção ao Vale do Taquari e provoca aumento da nebulosidade. Pancadas de chuva devem ocorrer até o fim do dia, com chance de temporais localizados.

frente fria atua sobre a região na segunda-feira e deixa o tempo fechado, com muitas nuvens e pancadas de chuva. Segundo informações do CIH, há risco de chuva forte, com volumes significativos e temporais. Em boa parte de terça-feira, tal frente influencia nas condições do tempo. Por isso, persistem as condições para precipitações, em especial na primeira metade do dia.

Ao longo da tarde, podem ocorrer intervalos com sol. Há previsão de frio para a noite, quando a mínima deve chegar aos 11ºC. Na quarta-feira, a frente responsável pelas instabilidades deve estar afastada do estado e um ar mais seco e frio define as condições do tempo.

A previsão indica sol com nebulosidade variável para o período, com chance de nevoeiro ao amanhecer. A temperatura fica abaixo dos 10ºC, em especial na região alta do Vale, e não ultrapassa 20ºC. Na quinta e sexta-feira, deve haver predomínio de sol, outros dias frios na região. Por se tratar de um período mais distante, o CIH ressalta que podem ocorrer alterações nas projeções.

Saiba mais

O intenso calor registrado no começo desta semana na região, com marcas históricas para o mês, foi provocado por um sistema de alta pressão atuante sobre a maior parte do país. De acordo com o CIH, a injeção de ar quente sobre o estado formou uma espécie de bloqueio atmosférico, o que impediu o avanço de frentes frias. Na quinta-feira, um frente fria conseguiu romper esse bloqueio e avançou sobre a região. Na retaguarda das frentes, informa o CIH, avançam massas de ar frio. Em virtude disso, as temperaturas ficaram mais agradáveis e amenas.

Previsão do tempo

Sábado – Predomínio da nebulosidade, com condições para chuva. Há risco de chuva forte acompanhada de temporais isolados. A sensação será de abafamento.
Mínima: 20ºC
Máxima: 27ºC

Domingo – Sol acompanhado de nuvens e ocorre sensação de abafamento. Até o fim do dia, ocorrem pancadas de chuva, com chance de temporais localizados.
Mínima: 20ºC
Máxima: 27ºC

Segunda-feira – Tempo fechado, com muitas nuvens e pancadas de chuva. Há risco de chuva forte, com volumes significativos e temporais. As temperaturas ficam amenas.
Mínima: 17ºC
Máxima: 22ºC

Terça-feira – Nuvens com condições para chuva. O sol pode aparecer à tarde. As temperaturas variam pouco e ficam amenas. Deve esfriar à noite.
Mínima: 11°C
Máxima: 20°C

Quarta-feira – Dia deve apresentar sol com nebulosidade variável, com chance de nevoeiro ao amanhecer.
Mínima: 10ºC
Máxima: 20ºC

Fonte: CIH, Univates

Acompanhe
nossas
redes sociais